Na abertura do evento que decorre em Óbidos, Luciano Gonçalves afirmou que "o trabalho diário na APAF ganha sentido com momentos como este".
Corpo do artigo
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) iniciou esta sexta-feira o XXIII Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENJA) que decorre até domingo em Óbidos.
O evento conta com a presença de aproximadamente 140 jovens árbitros dos 14 aos 18 anos, e cerca de 200 pessoas envolvidas. Na abertura oficial estiveram presentes Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Luciano Gonçalves, presidente da APAF, Manuel Nunes, da AF Leiria, e Carlos Amado, presidente do Conselho de Arbitragem da AF Leiria.
O ponto alto do primeiro dia do encontro foi a mesa redonda intitulada "O caminho da excelência", em que participaram o árbitro Luís Godinho, Ukra, internacional que joga agora no AD Fornelos, Francisco Neto, treinador da Seleção Nacional feminina, e Pauleta, jogador internacional de futsal. “O Caminho da Excelência”. Os convidados partilharam as suas histórias com os jovens, destacando detalhes dos seus percursos profissionais e inspirando os mais novos.
"É importante ter humildade para fazermos uma reflexão quando estamos menos bem", afirmou Francisco Neto, enquanto Pauleta, por exemplo, disse que "o caminho da excelência não é fácil", acrescentando que "nunca podemos desistir dos nossos sonhos". Luís Godinho, árbitro da AF Évora, defendeu que "o caminho da excelência tem dias menos bons", apontando a sua família como "os vários pilares de excelência".
Sobre o primeiro dia do evento, Luciano Gonçalves manifestou um sentimento de felicidade pela organização de mais uma edição do encontro. "É em momentos como este, em que juntamos mais de uma centena de jovens com o sonho da arbitragem, que o trabalho diário da APAF ganha sentido. É com muito orgulho que damos as boas-vindas a todos e que assumimos o compromisso de tornar este fim-de-semana uma experiência única de partilha de conhecimento e de reforço da mensagem que pretendemos para a arbitragem nacional", declarou perante a plateia.