Selecionador Nacional feminino destacou o facto de as jogadoras da Seleção já serem vistas como referências por gerações mais novas e frisou a importância das experiências nestes torneios.
Corpo do artigo
Já com o nome escrito na história do futebol feminino português, ao ter levado Portugal a um Europeu e a um Mundial pela primeira vez, o selecionador Francisco Neto, um dos embaixadores da Ibercup, torneio de verão do qual O JOGO é jornal oficial, destacou a importância deste tipo de iniciativas para aumentar o número de praticantes. “É um evento incrível, que já seguimos há alguns anos, e um momento sempre muito especial para o futebol feminino, porque tem muitas equipas e experiências para jogadoras, portuguesas e estrangeiras. O que tem sido feito nos últimos anos, sob a alçada de Fernando Gomes, tem sido incrível a todos os níveis: número de atletas, clubes, treinadores... Mas, o mais importante é o numero de jogadoras. Estamos felizes com o crescimento, queremos mais, e sabemos que estes torneios não federativos são também muito importantes, e em alguns deles muitas jogadoras iniciam a competição”, sublinhou o selecionador nacional.
Hoje, nomes como Kika Nazareth ou Jéssica Silva são vistas como referências pelas gerações mais novas. Uma prova, vincou o treinador, do bom trabalho que tem sido feito.
"Importância das referencias: "Nesta geração que temos na Seleção temos dois grupos. Um de jogadoras que cresceram com referências internacionais e outro, neste momento, que não. As nossas jogadoras jovens têm todas as referências das Kikas, das Jéssicas, entre outros nomes. E isso é maravilhoso. Quem quiser ser jogadora, já consegue fazer uma carreira desportiva e perceber que pode ser profissional. Há pouco tempo, isso não existia, tinha de se ir para o estrangeiro. Havia poucos torneios, por isso é que são importantes, uma vez que se conhecem outras realidades e é sempre importante ter essas referências, da mesma maneira que as jogadoras estrangeiras reconhecem o talento das jogadoras portuguesas", acrescentou.
Finais definidas
Entretanto, as meias-finais femininas, que pela primeira vez terão transmissão televisiva, já ficaram definidas. Nas mais velhas, nascidas em 2006, há duplo duelo entre Portugal e Espanha. O Fontsana Fatjó coloca duas equipas nesta fase. A equipa A do emblema espanhol mede forças com o Valadares Gaia, enquanto a equipa B defronta, no outro jogo, o Famalicão.
No escalão de 2008, Rio Tinto e Felgueiras estarão na primeira meia final, sendo que a segunda é totalmente internacional, e coloca frente a frente as espanholas do PA Team Academy e as suecas do Djurgardens.
No escalão 2010, PA Team Academy defronta o Djurgardens, enquanto no outro encontro estarão frente a frente Rio Tinto e Fontsanta Fatjó A. No futebol de sete há dérbi entre Sporting e Benfica, numa das meias-finais. Na outra, Rio Tinto e Fontsanta Fatjó lutarão pelo acesso ao jogo decisivo.