Alexandre Penetra, defesa do AZ Alkmaar considera o sucesso do “rei das assistências” do FC Porto inevitável e garante que o pico ainda não foi alcançado por Francisco Moura
Corpo do artigo
Desde a partida de Alex Telles, em 2019/20, que não se via um lateral-esquerdo ocupar o primeiro lugar da lista de jogadores do FC Porto com mais assistências numa temporada. A proeza foi alcançada por Moura, que chegou às cinco com o passe para Samu apontar o único golo portista no clássico com o Benfica, deixando para Martim Fernandes e João Mário os restantes lugares do pódio (ambos somam quatro ofertas). Nada que Alexandre Penetra já não perspetivasse quando soube da mudança do ex-companheiro do Famalicão para o Dragão.
“É muito raro ele errar. É fiável, certinho, sabe o que faz bem, aproveita-se disso e é uma garantia de rendimento. Não causa surpresa o impacto, porque ele conhecia o campeonato, estava embalado por grandes épocas sempre a jogar, num clube que já incutia responsabilidade de ganhar”, afirma a O JOGO o agora defesa do AZ Alkmaar, reconhecendo-lhe um apetite ofensivo que o distingue. “Dá uma grande profundidade ao corredor esquerdo e defende muito bem. É muito difícil vê-lo ser batido no um para um, posiciona-me muito bem e é muito inteligente a gerir as fragilidades e as mais-valias. Quando um jogador tem isso, está muito perto do sucesso”, elogia.