Francisco Conceição, o agitador: jovem extremo é o jogador mais hiperativo do FC Porto
Tem sido solução para partir os rivais e em 37 minutos soma lances que davam para um jogo todo. Duplica a intensidade da equipa e desequilibra como ninguém.
Corpo do artigo
Francisco Conceição tem feito por se notar e o impacto que conseguiu junto da equipa do FC Porto é evidente, não só aos olhos de adeptos e analistas como também dos próprios colegas, que acreditam tanto no potencial do miúdo que o procuram com uma frequência impressionante.
13380824
Com Boavista e Marítimo, rivalizou no números de solicitações com Corona e Otávio, que estão sempre a léguas dos outros, o que de alguma forma ratifica a qualidade que lhe reconhecem, mesmo com tenra idade e tendo subido à equipa principal há tão pouco tempo.
A Francisco, que até foi decisivo duas vezes, ainda falta a definição que o pode guindar a outros patamares. Mas na intervenção não há pai para ele: entra para agitar e causa uma mossa tremenda. A intensidade ofensiva da equipa duplica, os números que consegue (à proporção de minutos em campo) são extraordinários e o FC Porto tem sido, nesse período, muito mais efetivo do ponto de vista ofensivo. Faltará sempre perceber o que pode o jogador fazer quando lhe pedirem regularidade. Até porque dificilmente pode manter a mesma energia num jogo inteiro ou em situações nas quais não lhe seja pedida a missão que agora lhe solicitam.
Enquanto arma secreta não há dúvidas: Conceição entra para partir tudo e, se projetarmos a 90 minutos os números dos 37' que conta em campo, isso fica muito nítido. A começar pelas ações totais: seriam 95 por jogo, mais do que as 88 que fizeram de Otávio o jogador mais participativo da Liga em 2019/20. Só para começar...
Entrou duas vezes para resolver, conseguiu-o e ganhou o direito a ser tão procurado pelos colegas como Otávio e Corona. No volume de ações, fulmina todos: dribles, duelos, passes, cruzamentos
Conceição destaca-se, essencialmente, pela ousadia. Na Madeira investiu em 12 duelos ofensivos em apenas 24 minutos. Díaz e Corona, os mais agitadores entres as habituais primeiras opções, fazem em média 15 e 14 por jogo, respetivamente... À proporção, Francisco conseguiria 32. Diferença ainda maior nos dribles. Contra o Boavista tentou apenas quatro, nos Barreiros foram seis. Díaz e Corona fazem 6,5 em média por...90 minutos. É verdade que só é eficaz em metade das tentativas, mas esse não é exatamente um handicap. Hulk e Di Maria, por exemplo, chegaram a ser os jogadores com mais bolas perdidas em Portugal... Na I Liga, Edwards (V. Guimarães) é o mais interventivo a esse nível: 9,8 dribles tentados por jogo. Na II LIga, Francisco fixou a bitola em 14,4. É evidente que há uma diferença significativa na qualidade dos opositores, mas também é relevante dizer que esta é apenas a época de estreia do jogador no futebol profissional. Se conseguir replicar em 90 minutos a média do que fez nos 37 minutos contra Boavista e Marítimo, Francisco subirá o número para 17,5 dribles por jogo, mais do que os 15,8 de Neymar, o melhor driblador do futebol europeu, de acordo com a estatística. O desequilíbrio não se faz, porém, apenas desta forma. "Chico" ainda não ofereceu qualquer golo na equipa principal, mas destacou-se logo naquilo que a estatística do portal "Wyscout" define como "passes inteligentes", ou seja, todos aqueles que encontram um espaço novo para a equipa jogar. A média por 90" dá-lhe 3,4, mais do que Corona, Díaz ou Otávio.
O estilo atrevido ganha faltas e é definitivo na equipa principal
Luis Díaz e Corona sofrem, em média, duas faltas em cada 90 minutos. O estilo de Francisco reclama muitas mais e isso já rendeu, por exemplo, dois penáltis. O jogador foi carregado cinco vezes em apenas 40 minutos, duas delas suficientes para o FC Porto passar para a frente no marcador. Só conseguiu com o Marítimo, mas essa é uma questão a que o extremo é alheio. Na II Liga sofria 3,5 faltas por jogo, em média. É o sétimo do ranking. Na I Liga, a esta média, sofreria mais de oito, muito útil para qualquer equipa. O atrevimento do jogador chegou à equipa principal para ficar. Como O JOGO já dera conta, "Chico" passou de vez à equipa principal. No site do clube é lá que aparece desde terça-feira.