Jogador formalizou a intenção de abdicar dos 20 por cento a que tinha direito viabilizando o negócio com a Juventus
Corpo do artigo
Francisco Conceição vai ser jogador da Juventus nas próximas cinco temporadas e o FC Porto encaixará os 32 milhões de euros que tinha pré-acordado na terça-feira com o emblema de Turim.
O negócio foi finalizado esta quarta-feira à noite, depois de a SAD azul e branca ter recebido um documento oficial do jogador a confirmar, por escrito e com assinatura reconhecida, que abdica dos 20 por cento a que teria direito. Neste caso, um valor que chegaria aos 6,4 M€. Villas-Boas tinha dado um prazo de 24 horas para o internacional português renunciar e este foi cumprido quase no limite, viabilizando o negócio que seguirá agora os processos normais antes de ser oficializado pelos clubes.
Francisco sempre disse que pretendia continuar na Juventus, onde jogou na época passada emprestado pelos dragões, e estes também sempre deixaram a porta aberta às negociações desde que alguém pagasse os 30 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão que era válida até ao dia 15.
O Everton manifestou essa intenção, mas a vontade do atleta prevaleceu, preferindo aguardar por avanços da “vecchia signora”. Esses aconteceram na terça-feira à tarde com a proposta formal a chegar aos escritórios da SAD e pelo valor da cláusula, mas a pagar em quatro prestações.
Ora, Villas-Boas queria o dinheiro a pronto, algo que a Juve não tinha capacidade de fazer e, como tal, conseguiu negociar mais dois milhões de euros (o bolo total será pago em quatro anos, mas em três prestações) para fazer face a encargos de uma possível antecipação da receita junto de uma entidade financeira.
Sendo assim e juntando os 10 milhões de euros que rendeu o empréstimo na época passada (sete fixos e mais três pelo apuramento da Juve para a Liga dos Campeões), o FC Porto acabará por encaixar 42 milhões, quase o mesmo que a cláusula de rescisão que entrou em vigor ontem.