O Ajax treinado pelo italiano perdeu apenas uma vez no campeonato após uma eliminatória europeia. Arouca é o primeiro destino após jogo na Liga Europa. A época passada, no clube de Amesterdão, Farioli venceu por 11 vezes, empatou uma e perdeu outra após a prova da UEFA
Corpo do artigo
Agora que o FC Porto entra num ciclo de jogos mais exigente, fruto da participação na Liga Europa, faz sentido recordar o que aconteceu ao Ajax que Francesco Farioli treinou na temporada passada, tendo igualmente competido na segunda prova de clubes da UEFA. Sem mais rodeios, os números apontam para o sentido de que as equipas do treinador italiano costumam dar-se bem no regresso ao campeonato depois dos compromissos europeus.
Registe-se, portanto, que em 13 ocasiões, a "ressaca" europeia apenas por uma vez custou três pontos ao Ajax. Foi a 18 de agosto deste ano, quando, depois da vitória (1-0) em Atenas, diante do Panathinaikos - terceira pré-eliminatória da Liga Europa -, se seguiu uma derrota nos Países Baixos, em casa do NEC Breda, por 2-1, na segunda jornada da Eredivisie.
Tal cenário não voltou a repetir-se nos 12 jogos pós-Liga Europa, tendo empatado (2-2) por uma vez, frente ao Twente, depois de golear o Maccabi Telavive, jogo que ficou célebre pelos violentos confrontos na cidade de Amesterdão. O resto foram 11 triunfos, incluindo o obtido após a vitória no prolongamento diante dos belgas do Union St. Gilloise, em casa.
Esta segunda-feira, em casa do Arouca, o FC Porto de Farioli terá o primeiro teste do género, sendo que quatro dias depois os azuis e brancos voltarão à Liga Europa, como anfitriões do Estrela Vermelha, derradeiro adversário antes do clássico com o Benfica, marcado para as 21h15 de domingo.