Ação formativa vai decorrer através de videoconferência e é destinada a todos os clubes que participam nas provas nacionais.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) promove na quinta-feira uma ação de formação sobre o surto de Covid-19, por videoconferência, destinada a todos os clubes que participam nas competições nacionais, foi anunciado esta terça-feira.
A ação de formação será dirigida pelo médico especialista em saúde pública e pós-graduado em Medicina Desportiva Romeu Mendes através de um link a disponibilizar aos clubes, que poderão acompanhar a sessão em "livestream".
A iniciativa desenvolvida através da Portugal Football School e da Unidade de Saúde e Performance da FPF conta com o envolvimento das associações distritais e regionais e com a colaboração do Sindicato de Jogadores (SJ), Associação Nacional de Treinadores (ANTF) e Associação Portuguesa de Árbitros (APAF).
"O Sindicato, a ANTF e APAF vão distribuir por toda sua base de dados o vídeo da ação de modo a que todos os jogadores, treinadores e árbitros tenham acesso a informação credível sobre o coronavírus", refere em comunicado a FPF.
A federação refere ainda que "tem promovido junto dos seus associados e clubes todas as recomendações indicadas pela Direção Geral de Saúde para a prevenção do coronavírus".
"Além da adoção de medidas de higienização, deverão ser implementadas medidas preventivas na organização dos jogos bem como garantir os procedimentos necessários face a qualquer sinal de alerta", acrescenta.
A crescente propagação do coronavírus coincidindo com a realização da Algarve Cup já tinha levado a FPF a disponibilizar os seus meios e a montar uma operação de sensibilização e acompanhamento das seleções presentes no torneio de futebol feminino.
Desde o momento que chegaram a Portugal, as sete comitivas estrangeiras têm sido seguidas e apoiadas por elementos da Unidade de Saúde e Performance da Federação.
A FPF segue as recomendações da DGS destinadas à organização de eventos, como é o caso da Algarve Cup.