Fórmula Taremi aplicada a Pepê: porta do onze do FC Porto abre-se ao brasileiro
Sérgio Conceição gosta de moldar os jogadores às suas ideias antes de lançá-los no onze. Sintrense será oportunidade de ouro para o brasileiro, que foi o reforço mais caro dos portistas esta temporada
Corpo do artigo
Contratado ao Grémio por 15 milhões de euros, Pepê foi o reforço mais caro do FC Porto para a presente época, mas só ao cabo de dez jogos oficiais dos dragões em 2021/22 se prepara para ser titular.
Frente ao Sintrense (dia 16), na Taça de Portugal, nomes como Luis Díaz - a Colômbia joga na madrugada anterior - e Otávio - recupera de lesão - deverão ser poupados, abrindo a porta do onze ao extremo brasileiro, no culminar de um período de paciência que não é propriamente uma novidade com Sérgio Conceição no comando técnico.
Na última temporada, houve uma situação em tudo semelhante à de Pepê. Taremi, recrutado ao Rio Ave em 2020, foi outro jogador que chegou ao Dragão com créditos firmados, mas que teve de esperar até ao... 11.º jogo para integrar a equipa inicial, o que aconteceu num jogo da Taça de Portugal, então contra o Fabril do Barreiro. Foi o ponto de partida do iraniano para se tornar o que é hoje: indiscutível e uma das figuras de proa da equipa.
Antes, como sucedeu com o ex-Grémio já esta época, Mehdi foi suplente utilizado em nove das dez partidas anteriores disputadas pelo FC Porto e, coincidência ou não, também apontou um golo.
Conceição, é sabido, não olha para o estatuto e para valores de mercado na hora de tomar opções, dando primazia à integração total dos reforços nas rotinas da equipa e à habituação às suas ideias, esperando por aquele que considera o momento certo para os lançar de início.
O duelo da terceira eliminatória da Taça surge como a ocasião ideal para dar essa chance a Pepê, ele que, nos 122 minutos que passou em campo, tem feito por justificá-la. Além do golo que apontou, na goleada (5-0) ao Moreirense, deixou sempre boas indicações. E há também o fator polivalência: o brasileiro parte preferencialmente do lado esquerdo, mas, nos últimos jogos, foi utilizado à direita, característica que o treinador tem tentado acrescentar-lhe e que, de resto, voltou a testar no jogo-treino de sexta-feira, com o Salgueiros].
A concorrência nas alas é forte, mas Pepê espera tirar o maior proveito possível da oportunidade, procurando, a partir daí, multiplicá-la. O exemplo de Taremi, na última temporada, é tónico de motivação.