
São vários os jogadores emprestados ou na equipa B com as portas do plantel principal abertas.
Garantida para a próxima temporada está, salvo qualquer problema de ordem física, a contratação a título definitivo do defesa-central Ewerton, mas outros elementos formados no clube que estão cedidos a outros emblemas ou que atuam na equipa secundária já têm a perspetiva de poder vir a integrar o plantel 2015/16, casos de Ricardo Esgaio, Wallyson, Iuri Medeiros ou Diego Rubio.
Esgaio, que no início da temporada era visto como o concorrente de Cédric, viu a sua condição no plantel degradar-se com a contratação de André Geraldes e a integração de Miguel Lopes, mas a saída do primeiro deve ficar consumada e a transferência de Cédric também. Wallyson treina-se habitualmente na equipa principal e é visto como o sucessor natural de Adrien. Iuri Medeiros está em destaque no Arouca, sendo que o objetivo da cedência por empréstimo foi a de que o extremo fizesse percurso idêntico ao de João Mário. Diego Rubio, renovando o contrato, deverá ser chamado à formação principal, pelo menos na pré-temporada; as saídas de Montero ou Slimani, a concretizarem-se, podem abrir janela de oportunidade. Hassan, do Rio Ave, tem o perfil desejado para o lugar de Slimani e os leões ainda não deixaram cair o processo.
Labyad, criativo cedido aos holandeses do Vitesse, é desejado em Alvalade pelo presidente Bruno de Carvalho. Com a forte possibilidade de Jefferson ser transferido, a SAD já está no mercado à procura de um concorrente para Jonathan Silva, daí que Marçal, lateral-esquerdo do Nacional da Madeira, seja um alvo apetecível: está em final de contrato, mas o Benfica também está na jogada. Certo é que na lista de compras deverá estar pelo menos um guarda-redes. No último defeso, a contratação do grego Kapino esteve perto de ser consumada, precavendo os dirigentes leoninos a eventual saída de Rui Patrício. Há muito que o guardião está virado para outros palcos, pese o estatuto de capitão que possui em Alvalade, e já chegou mesmo a despedir-se dos adeptos, no final da época 2012/13.
