Internacional português assinou até 2026, mas a utilização com Artur Jorge foi diminuta
Corpo do artigo
Em fase crescente com Rui Duarte, Rony Lopes somou dez minutos contra o Arouca e mais 17 frente ao Estoril, ganhando ânimo para discutir um lugar no ataque e procurar melhorar a versão de uma época que foi muito aquém do pretendido. O extremo de 28 anos também se pode queixar de falta de oportunidades com Artur Jorge, ficando no banco, inclusive, em jogos que não sorriam à equipa. Não obstante tenha participado em 27 encontros, o antigo craque do City - muito jovem vivia entre estrelas dos citizens - regista em Braga a pior época em termos de utilização, com 592 minutos em campo, atrás do que fizera em Sevilha, em 2019/20 (682’, em 14 jogos) e Lille e Mónaco, em 2015/16 (794’ em 17 jogos).
O extremo sentiu, a dada altura, que pouco contava para Artur Jorge, tendo reagido, junto de quem lhe é próximo, com agrado ao presente com Rui Duarte e a um possível futuro no clube com Daniel Sousa, até porque assinou pelos guerreiros até 2026. Problema grande para Rony Lopes foi ter perdido a pré-época em Braga, não conseguindo apanhar o comboio de uma equipa muito apetrechada e com arranque prematuro para entrar na Liga dos Campeões.
Mesmo assim, tapado por Bruma e Djaló, fulgurantes nos primeiros meses, Rony respondeu com três golos, dois deles nas duas primeiras vezes em que foi titular. Esse estatuto só foi gozado pelo extremo quatro vezes em 27 partidas.
Os últimos meses com Artur Jorge foram particularmente complicados para Rony Lopes, que só fez 85 minutos em 14 jogos, saltando do banco em apenas cinco confrontos. Rui Duarte foi ao encontro de Rony e subiu-lhe o astral para poder dar mais pelo Braga nestas jornadas finais, sabendo o atacante que, agora, cabe nos planos de forma mais abrangente.
O internacional português tem mantido em mente vingar em Braga, acredita que tem algo a provar e espera fazê-lo ainda esta época para ser encarado como solução de alto quilate para 2024/25, isto apesar de convites financeiramente tentadores das ligas árabes. A motivação cresceu nas últimas semanas.