Pepê falou aos jornalistas no embarque para os Estados Unidos, fazendo parte do elenco brasileiro para a Copa América, tal como os companheiros Wendell e Evanilson.
Corpo do artigo
Encontra razões para o que falhou ao FC Porto para lutar pelo título?
A gente teve muitos altos e baixos durante a época. Tínhamos um plantel de muita qualidade, fizemos jogos incríveis, de nível alto. Mas existiram outros jogos em que baixou a qualidade. Temos de melhorar isso, sabendo que tivemos uma época difícil e muito longa. Na próxima temporada temos de estar muito melhor e sermos mais fortes.
Perder Sérgio Conceição irá gerar um sentimento estranho em si quando voltar ao Olival?
Foram três anos com ele, um mister que foi incrível para mim. Tornei-me um melhor jogador, tudo isso graças a ele. Será um bocado estranho, mas o mais importante é pensar no clube.
Sente já ter atingido o nível mais alto do seu jogo?
Todo o jogador tem de estar sempre à procura de algum tipo de melhoria. Estou vivendo um momento muito especial, muito bom na carreira. Espero continuar a crescer e evoluir cada vez mais.
Acabar a época com mais rotação ofensiva que defensiva, menos vezes adaptado a lateral, facilitou melhores números?
Sem dúvida, a minha posição de origem é de ala, mas poder jogar por dentro foi algo que o mister me ajudou, acrescentou aos meus recursos, fez-me entender e ler cada função do jogo. Poder jogar aí ajudou bastante no meu crescimento. Também acho que foi, nesta parte final da época, jogando nessa posição mais ofensiva, que consegui fazer mais golos e dar mais assistências. Isso deixa-me satisfeito.
Imagina uma cobrança mais elevada dos adeptos e sente essa obrigatoriedade do título em 2024/25?
Sabemos que fizemos uma campanha muito abaixo das expetativas e daquilo que o FC Porto merece. Sabemos que a exigência vai ser maior na próxima época, temos de dar muito mais e conseguir os títulos que todos aspiram.
Num FC Porto que mudará de presidente e treinador, ficar Pepe como capitão é essencial?
Para nós seria fantástico. Sabemos da liderança e da pessoa que ele é no balneário. É um tipo exemplar e incrível. Basta ver o que conquistou e tudo o que faz aqui dentro. Tê-lo connosco mais um ano será fundamental para lutarmos por títulos.