O Braga jogou contra o Marselha sob protesto e vai enviar uma participação às instâncias disciplinares da UEFA para apurar responsabilidades do clube francês no desaparecimento das chuteiras.
Corpo do artigo
Oitenta pares de chuteiras dos 20 jogadores do Braga que viajaram para Marselha foram furtadas do balneário arsenalista no Vélodrome. O jogo chegou a estar em risco, mas UEFA foi irredutível quanto à possibilidade de adiá-lo e, caso o Braga se recusasse a disputá-lo, poderia, até, ser desqualificado.
O furto dos contentores metálicos onde estava o calçado aconteceu entre o final do treino vespertino de quarta-feira e a manhã de ontem. Os responsáveis arsenalistas souberam do sucedido pouco antes da reunião protocolar entre os clubes e a UEFA. A polícia técnica de Marselha deslocou-se ao local da ocorrência - a porta não estava danificada - para recolher impressões digitais e também esteve no hotel da comitiva bracarense. Imagens da zona do balneário, nem vê-las, uma vez que o sistema de videovigilância não se encontra operacional. Recorde-se que o Estádio Vélodrome está em obras com vista ao Europeu de 2016.
Com o adiamento do jogo fora de questão, a Direção do Marselha disponibilizou um jato para responsáveis do Braga viajarem até Portugal e recolherem mais um lote de chuteiras, mas tal não resolveria a questão porque todo o calçado tinha seguido para França. O caso chegou num ápice às marcas patrocinadoras dos jogadores. Nike, Adidas e Puma diligenciaram representantes para tratarem do problema e enviaram o material necessário, e indisponível em Marselha, em voos particulares oriundos de vários pontos de França. Não seria fácil resolver a carência em qualquer loja desportiva: Boly, por exemplo, calça 47,5...
O Braga jogou sob protesto e vai fazer uma participação nas instâncias disciplinares da UEFA. As chuteiras, novinhas, foram experimentadas no aquecimento, e o desconforto dos atletas, ao intervalo, era notório. Agora, falta saber se os pés ficaram com bolhas ou feridas, é que na segunda-feira há jogo da I Liga com o União da Madeira.