Fontán não viu amarelo pelo festejo, mas por rasteira que o Arouca diz que não aconteceu
Cartão amarelo ao central dos arouquenses no Bessa ainda dá que falar
Corpo do artigo
O amarelo a José Fontán na vitória (1-3) do Arouca em casa do Boavista já tinha causado alguma surpresa, uma vez que o central "apenas" festejara o golo com uma dedicatória para a câmara, mas o mapa de castigos do Conselho de Disciplina adicionou contornos ainda mais inusitados.
O Arouca protestou a decisão de Gustavo Correia que, afinal, nada teve a ver com o festejo, nem tão pouco com um eventual atraso no reatamento do jogo, como também se chegou a pensar.
"O árbitro apresentou cartão amarelo ao minuto 73 ao jogador José Fontán por, alegadamente, ter rasteirado um jogador. Como se demonstrará, tal decisão tem na base um erro evidente de julgamento. Pelo que a presente defesa parece-nos ser simples e com clara apreciação. De facto, como facilmente se constata pelo visionamento das imagens de toda a jogada que antecipa a marcação do golo por parte do jogador José Fontán, este não rasteira nenhum jogador nem, tão pouco, se aproxima de quallquer jogador da equipa adversária com tal intenção. Aliás, a amostragem do cartão amarelo suscitou, de imediato, estupefação pro parte de todos os seus colegas de equipa que também não entenderam aquela decisão. Pelo exposto, entendemos que há um erro evidente de julgamento do árbitro, devendo, em consequência, o jogador ser despenalizado quanto à amostragem do cartão amarelo", alegou o clube da Serra da Freita.
O golo de Fontán nem sequer contou, foi invalidado por fora-de-jogo noutra fase da jogada, e de nada valeu este protesto do Arouca.
"Analisada a defesa apresentada e o meio de prova anexo (...) não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, uma vez que o meio de prova remetido pelo clube arguido não permite, de forma objetiva e inequívoca, afastar ou refutar a totalidade dos elementos e circunstâncias que possam ter fundamentado a decisão tomada pela equipa de arbitragem, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatórios, com as consequências disciplinares previstas no RDLPFP", respondeu o Conselho de Disciplina.
José Fontán chega assim aos cinco cartões amarelos na I Liga e vai falhar a visita ao V. Guimarães, no dia 18.