De uma lesão devastadora a uma temporada de sonho, José Macedo, lateral de 20 anos, mostra que, com trabalho árduo e foco, é possível superar as adversidades e alcançar novos patamares
Corpo do artigo
José Macedo, lateral de 20 anos, é um dos grandes talentos a emergir no viveiro famalicense. No entanto, o percurso tem sofrido alguns sobressaltos. Em janeiro de 2023, quando estava em grande forma no clube e na seleção, Macedo sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, que o obrigou a parar longos meses.
“O dia em que soube da lesão foi o mais triste da minha vida. Desde então, foram dez meses de muita luta. Foquei-me no que podia controlar e trabalhei muito. Psicologicamente, foi difícil ver os meus colegas a treinar e a perseguir os seus sonhos, enquanto eu estava na fisioterapia; foi duro para mim”, desabafa Macedo a O JOGO.
Mas, depois da tempestade, veio a bonança. De regresso à competição, já nesta temporada, José Macedo destacou-se ao mais alto nível no plantel liderado por Rui Tomé. O internacional jovem português ajudou o Famalicão a alcançar o pódio na Liga Revelação e foi um dos jogadores com mais jogos e minutos do grupo minhoto. “Foi uma temporada mesmo muito importante para mim. Voltei mais forte do que nunca. Fiz muitos minutos e ajudei o Famalicão a cumprir os objetivos”, afirma o lateral, que está também entre os nomeados para o prémio de melhor jogador da Liga Revelação. “Estou muito contente e sinto um orgulho enorme. É sinal de que estive em bom plano, e é uma recompensa pelo meu trabalho ao longo do tempo”, reforça.
E agora, o que se segue? Na mente de José Macedo, a resposta é cristalina. “Ambiciono chegar à I Liga com a camisola do Famalicão e também voltar a vestir a camisola da Seleção Nacional. Agora, é hora de descansar e aproveitar as férias. Contudo, mal posso esperar para regressar e focar-me nas minhas metas”, conclui o futebolista, que passou igualmente pelo FC Porto nas camadas jovens.
A “segunda casa” no Minho
Neste momento, José Macedo é uma figura em destaque no Famalicão, onde já conquistou um título de campeão nacional de sub-19. Com uma ligação forte ao clube, o lateral de 20 anos expressa o carinho pela instituição que tão bem o recebeu há duas épocas. “Tenho uma ligação muito grande a este emblema e um carinho por todas as pessoas. O Famalicão está a caminhar para ser um clube grande, não há dúvidas disso. Temos umas condições invejáveis, com atletas de muita qualidade e compromisso”, admite.