Nenhum jogador português participou em tantas partidas, até agora, como o médio das águias: 33. São 17 jogos na Liga Bwin, 10 na Champions, seis nas taças.
Corpo do artigo
É uma espécie de "herói de pantufas" neste Benfica versão 2022/23.
Em silêncio, sem exuberâncias, surge em todo o lado a dar consistência ao setor intermediário e é um dos indiscutíveis de Roger Schmidt.
A influência do médio tem sido tão grande, que se tornou no jogador português com mais jogos pelo clube - não confundir com o que tem mais minutos jogados. Florentino fez parte das opções do treinador alemão em 33 partidas, 29 a titular (recorde no Benfica, o máximo eram 18 em 2019/20), mais uma do que Fábio Silva, que entretanto deixou o Anderlecht nesta janela de mercado e está a caminho do PSV Eindhoven. O camisola 61 das águias tem quatro jogos na fase de qualificação da Liga dos Campeões; seis na Liga dos Campeões; 17 na Liga Bwin; três na Taça de Portugal; três na Taça da Liga.
Gus Ledes, do AEK Larnaca, fecha o pódio com 31 jogos nas pernas. João Mário (Benfica) e Bernardo Silva (Manchester City) surgem na quinta posição com 29 jogos, mais um do que Bruno Fernandes (Manchester United), Rafa (Benfica), Trincão (Sporting) e André Horta (Braga).
Formado no Benfica, Florentino foi crescendo até garantir um lugar de destaque no meio-campo encarnado. O voo valeu-lhe o título de campeão nacional. Na época seguinte, nem tudo lhe correu de feição e seguiram-se mais tarde os empréstimos ao Mónaco e Getafe. A experiência no exterior, mesmo não sendo sempre utilizado, deu-lhe outra visão do jogo e Roger Schmidt tem potenciado as suas qualidades, ao ponto de não prescindir do médio no miolo, ao lado de Enzo Fernández. Além do trabalho defensivo, inúmeras vezes enaltecido pelo treinador, Florentino aumentou o seu raio de ação, surgindo muitas vezes até em zonas de finalização. É verdade que ainda não marcou, mas já fez três assistências.
Aliás, o médio só tem mesmo um golo de águia ao peito, apontado frente ao Moreirense, em 2018/19. O internacional sub-21 saltou do banco aos 77" para o lugar de Gabriel e marcou aos 83", ajudando as águias no triunfo frente à equipa de Moreira de Cónegos.