
O Vitória de Guimarães venceu a final da Taça da Liga contra o Braga
LUSA
Análise do IPAM revelou que a 19.ª edição gerou um impacto económico de 16,7 milhões de euros
A edição deste ano da Taça da Liga gerou um impacto económico de 16,7 milhões de euros, de acordo com a análise do IPAM Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), aumento de quase 1 milhão de euros em relação a 2025.
"A análise realizada realça a elevada relevância económica da Final Four para a região e para o País, gerando um importante impacto económico total e comprovando, simultaneamente, a capacidade geradora de valor da indústria do Futebol Profissional", destaca a Liga, em comunicado.
O V. Guimarães, clube que chegou pela primeira vez à final, sagrou-se campeão de inverno ao vencer o Braga por 2-1. Ndoye, autor do segundo golo, e Charles, que defendeu o penálti a minutos do fim, foram os heróis da noite.
"O estudo destaca ainda a influência do evento em 44 categorias distintas de atividade económica, confirmando uma natureza transversal e multissetorial, com foco no impacto direto em áreas como catering e concessões, cerimónias, sinalética, Fan Zone e tecnologia, bem como impacto indireto através de in home eating, outdoor eating, deslocações, eventos especiais e bilheteira", acrescenta o organismo presidido por Reinaldo Teixeira.

