A cidade espanhola presenciou um dos mais marcantes jogos dos dragões, que venceram um combativo Celtic no prolongamento, levando milhares de adeptos ao delírio
Corpo do artigo
Faz esta terça-feira 16 anos que o FC Porto conquistou a Taça UEFA, em Sevilha, frente ao Celtic (3-2), num dos mais emocionantes jogos da história do clube. Sob um calor tórrido, a equipa havia de ouvir da boca de José Mourinho uma frase que ficou marcada no espírito de todos os que protagonizaram a conquista do troféu: "As finais são para se ganhar."
Derlei, recorde-se, abriu o marcador (45"), mas Larsson empatou poucos minutos após o regresso dos balneários. Alenichev (54") ainda devolveu a vantagem aos azuis e brancos, mas o mesmo Larsson bisou três minutos depois, levando a final para um prolongamento dramático em que Derlei voltou a marcar (115"), selando em definitivo a vitória do FC Porto, que deixou milhares de adeptos em delírio nas bancadas do Estádio Olímpico de Sevilha.
O FC Porto repetiu a conquista em 2010/11, já nos moldes em que se disputa atualmente a Liga Europa, com André Villas-Boas no banco (1-0, golo de Falcao, contra o Braga, em Dublin).