Declarações da subintendente da PSP Carla Duarte sobre o jogo entre Benfica e Sporting, da final da Taça de Portugal, no domingo
Corpo do artigo
Policiamento: "O policiamento à volta do estádio começou desde ontem. Vamos reforçar o policiamento para ter a certeza de que é uma festa para todos. Todas as valências da PSP vão estar empenhadas para garantir que o evento decorra com a maior segurança."
Bilhética: "O controlo de bilhética só será feito à entrada do Estádio do Jamor. Sabemos que é uma festa familiar, que as pessoas gostam de vir para cá. Existe controlo de acesso desde ontem, será feito até domingo, não é permitida a deslocação de viaturas ou tendas para as imediações do estádio desde ontem. É possível que os adeptos sem bilhete venham festejar, não vamos controlar o acesso aos parques com a bilhética. Do lado Sul, vão entrar os adeptos do Sporting, pela CREL, no parque 1. Os adeptos do Benfica entram pelo lado Norte, no acesso pela A5, para o parque 3, como as placas indicam."
O que está a ser feito para evitar outro incidente como o do adepto que ficou cego de um olho? "A PSP tem um dispositivo montado para que tudo corra com tranquilidade, é isso que esperamos de todos os adeptos. Relativamente ao incidente, foram dadas declarações sobre esse aspeto, o processo foi remetido ao Ministério Público, a polícia já lançou o processo interno. O policiamento está preparado para receber todas as famílias, esperamos que os acontecimentos passados sirvam de aprendizagem."
Sobre o roubo da taça da Liga dos Campeões de futebol feminino: "Não vou prestar declarações sobre a situação."
Conselhos aos adeptos: "Peço que todos os adeptos venham com espírito desportivo, para respeitar o adversário. Muitos grupos vêm em família, com adeptos de ambos os clubes. Temos de respeitar as diferenças. A polícia vai tentar manter a calma entre todos."
Chegada dos autocarros: "A chegada dos autocarros, felizmente, que eu tenha conhecimento, decorreu sem incidentes [até agora]. A receção está montada para que corra com toda a segurança possível, no sítio habitual. Temos o policiamento habitual para estes jogos, está reforçado em determinados aspetos para termos a certeza que evitamos conflitos."
Novamente sobre o adepto que ficou cego de um olho: "Está aberto um processo interno para apurar o que aconteceu. Vai ser esclarecido num processo interno. Todos os aspetos são esclarecidos."
A PSP teme represálias do incidente do adepto que morreu na última final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting? "O que a PSP espera é que os anos passados sirvam de aprendizagem, que os adeptos e as claques percebam que estamos perante uma festa desportiva e familiar."
Abertura de portas e acesso ao Jamor: "As portas abrem às 14h15, o jogo começa às 17h15, a partir dessa hora aconselhamos os adeptos a entrar. O abrir de portas será às 6h00 da manhã, o controlo está a ser feito desde ontem. Não vai ser permitido acampar nas imediações, as portas vão abrir no domingo às 6h00."
Recomendações para a atuação dos agentes da polícia: "O que foi transmitido aos polícias é que vamos atuar no que for necessário, pedimos aos adeptos que tenham controlo. Todos queremos evitar confrontos, é isso que vamos fazer no domingo."