Em 2020/21, a mais jovem prova nacional é obrigada a mudar porque a falta de datas impede-a de ter fase de grupos.
Corpo do artigo
Uma final-8 disputada pelas seis primeiras equipas da I Liga e as duas em lugares de subida na II Liga a 30 de novembro é a hipótese mais provável para a disputa da Taça da Liga 2020/21.
Por falta de datas, a Federação Portuguesa de Futebol quer ver posto de lado o modelo em vigor, com uma fase de grupos que servia para apurar o quarteto para a "final four". Numa reunião de calendarização da Liga, no passado dia 25 de junho - e conforme O JOGO noticiou -, foi discutida a substituição da fase de grupos por quatro eliminatórias a uma mão que serviriam para se conhecer os quatro finalistas. Mas a Liga optou por avançar para a hipótese atual porque, por um lado, os prémios monetários atribuídos pela presença na fase de grupos só seriam distribuídos caso esta tivesse lugar e, por outro e principalmente, porque os contactos feitos por Helena Pires, diretora executiva da Liga Portugal, com clubes da II Liga receberam respostas maioritariamente positivas ao cenário da final-8.
Os clubes que ocupem os seis primeiros lugares da I Liga e os dois primeiros do escalão secundário a 30 de novembro são os oito que irão disputar esta competição na próxima época e dividir o bolo financeiro
Do ponto de vista financeiro, esta nem será substancialmente diferente do formato com fase de grupos. Neste sistema de final-8, duas equipas da II Liga têm vaga garantida, metade das que disputaram a fase de grupos esta época, mas apenas menos uma do que nas duas anteriores. Além disso, a verba a receber por estas vai superar os 120 mil euros, em média, da participação nos grupos, uma vez que o "prize money" total da Taça da Liga será a dividir por oito e não 16 clubes.
Ainda a propósito de finanças, a Liga prevê aumentar os prémios da Taça da Liga em 2021/22, o que, a verificar-se, até acabará, de certa forma, por funcionar como compensação para os clubes da II Liga pela situação da próxima temporada.
A Liga irá marcar uma assembleia geral onde estas alterações terão de ser aprovadas e, conforme O JOGO também deu conta, deverá acontecer antes do dia que marca o final da temporada, 2 de agosto.