Sucessor de António Natal no cargo exercia a função de subcoordenador da "cantera" portista
Corpo do artigo
Filipe Ribeiro foi anunciado, esta quinta-feira, como novo coordenador da formação do FC Porto, confirmando a notícia adiantada por O JOGO. Trata-se de uma subida de patamar para o sucessor de António Natal no cargo, uma vez que já era parte integrante da estrutura portista, na qualidade de subcoordenador dos escalões jovens.
Antigo jogador de futsal, Filipe Ribeiro, 47 anos, especializou-se em futebol na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e, depois de ter treinador a equipa de juniores e de ter sido adjunto da formação principal do Paredes, passou por Penafiel, Gil Vicente, Leça e Serzedo.
Seguiu-se o V. Guimarães, onde assumiu, numa primeira fase, a função de treinador-adjunto, tendo depois feito a estreia enquanto coordenador da formação, cargo que repetiu no Paços de Ferreira. Já como treinador principal e antes de ingressar nos quadros do FC Porto (julho de 2019), passou pelo Jonava, da Lituânia, e pelo Merelinense.
"É evidente que, no nosso clube, os desafios são permanentes e constantes, e para quem está dentro do clube são todos aliciantes. O desafio maior que temos, e como a história o tem demonstrado, é potencializar os nossos jogadores para que ingressem na equipa principal. É o sonho e o desafio de todos e, em prol disso, uma vasta equipa trabalha todos os dias. A minha perspetiva futura enquadra-se nisso. Olhamos sempre para a frente e com vista a melhorar todos os setores que fazem parte da estrutura formativa. Queremos criar um rumo que continue a demonstrar que o FC Porto está na vanguarda, como temos visto recentemente", assinalou Filipe Ribeiro aos meios portistas. Já Fernando Gomes, diretor da formação, não esqueceu o contributo de António Natal ao longo dos últimos dois anos.
"Queria dar uma palavra de reconhecimento ao professor Natal que, enquanto pôde, nestes dois anos em que esteve connosco, deu o seu melhor no que à disponibilidade, competência e dedicação ao clube diz respeito", sublinhou, antes de enaltecer o percurso de Filipe Ribeiro. "É um técnico que está connosco há três anos, entrou na nossa formação como subcoordenador, já tinha exercido o cargo de coordenador em clubes como o Paços de Ferreira e o V. Guimarães. É um elemento que conhecemos bem e que acreditamos que será uma mais-valia para o FC Porto. Entendemos que o investimento nos recursos humanos e no talento é algo que temos de ter sempre em conta no clube e a isso se deve esta entrada do Filipe Ribeiro. O nosso foco é e continuará a ser o mesmo, que é procurar formar campeões para alimentar a nossa equipa principal e conseguirmos um melhor rendimento desportivo e financeiro para o clube", rematou o Bibota.