Fidelidade comprovada: Sérgio Conceição inicia sétima época no FC Porto num registo sem igual
Fran Navarro será o único reforço no dia em que Conceição inicia a sétima época no Dragão. Em Portugal, na atualidade, não há reinado mais longo e na Europa são raros; Será a quarta temporada de Sérgio em que o FC Porto apresenta, pelo menos, um reforço no primeiro dia. No entanto, o grosso costuma chegar mais tarde. Prioridade vai para um lateral-direito e dois médios.
Corpo do artigo
O portão do centro de treinos do Olival volta a abrir-se hoje, bem cedo pela manhã, para o arranque de mais uma temporada do FC Porto. Será a sétima consecutiva com Sérgio Conceição como treinador, no rescaldo de outro defeso em que foi muito assediado por clubes mais endinheirados (Al Hilal e PSG). No entanto, o técnico deu novo sinal de fidelidade ao projeto, prolongando uma estadia no clube que começa a ganhar contornos de históricos em Portugal.
Se nos registos portistas não há outro que tenha ficado tanto tempo no banco, só Paco Fortes, que esteve 11 temporadas no Farense, o supera na globalidade do futebol português.
Nos cadernos de história de futebol da Europa há períodos ainda longos, como o de Alex Ferguson no Manchester United (27 épocas) e o de Arsène Wenger no Arsenal (22), mas, na atualidade, o de Sérgio é já o sétimo, numa comparação com os que trabalham na I Liga e nos denominados "Big 5". Refira-se, porém, que o estreante Frank Schmidt (Heidenheim) e Christian Streich (Friburgo) nunca mudaram de equipa.
Quarta época com um reforço para o arranque
O começo não será muito diferente das temporadas anteriores. Tal como sucedeu em 2018/19, 2020/21 e 2021/22, Sérgio Conceição poderá trabalhar com um reforço, mas a maioria só chegará mais à frente neste mercado. Depois de Fran Navarro (ex-Gil Vicente), que aumenta para cinco o lote de avançados, o treinador espera ver reforçado outros setores que nesta fase lhe causam maior preocupação. Como O JOGO avançou, Conceição deseja a contratação de um lateral-direito para concorrer com João Mário, que até começará lesionado, para que possa utilizar Pepê na zona onde mais poderá render: o ataque. Além disso, há um défice claro de médios. Um substituto para Uribe é considerado alvo prioritário, a que deverá juntar-se outro elemento com características diferenciadas dos atuais: Grujic, Eustáquio e Bernardo Folha. Otávio e André Franco são outras possibilidades para desempenhar esse papel, mas entram nas contas para outras posições do desenho tático de Conceição, que já desde a partida de Vitinha para o PSG pretende alguém semelhante.
O grupo de jogadores que hoje se submeterá a exames médicos e à primeira carga física da temporada ainda será um esboço daquele que se apresentará ao trabalho no primeiro dia após o fecho do mercado (31 de agosto). Os internacionais tiveram direito a mais alguns dias de férias [ver peça à parte] e é muito provável que Sérgio Conceição venha a compor o plantel com elementos da equipa B, que só começa a trabalhar na próxima segunda-feira.
Baró espreita chance
Basta olhar para o grupo de jogadores disponíveis para encontrar um claro défice de médios, que poderá favorecer Romário Baró no primeiro dia de trabalho do FC Porto. O internacional jovem português esteve cedido ao Casa Pia, em 2022/23, mas a época não lhe correu de feição, acabando por efetuar apenas 24 jogos. Ainda assim, poderá ser o único dos elementos que esteve cedido na última temporada a receber uma oportunidade para se mostrar a Sérgio Conceição, pelo menos, até ao começo do estágio, no dia 17. Carraça e Loum receberam autorização para procurar clube e nem sequer deverão apresentar-se ao trabalho. Tomás Esteves , que está a ser negociado com o Pisa, encontra-se a recuperar de lesão e Nanu está perto de ser transferido em definitivo para o Samsunspor.
Jogadores das seleções só no dia 17
Diogo Costa, Pepe, Zaidu, Grujic, Eustáquio, Otávio e Taremi tiveram compromissos nas respetivas seleções nacionais após a final da Taça de Portugal e, sendo assim, terão direito a mais alguns dias de descanso em comparação com os companheiros. Os sete internacionais só deverão apresentar-se na Invicta a tempo do começo do estágio algarvio, marcado para dia 17. No entanto, alguns deles já se encontram no nosso país e a trabalhar. Eustáquio, por exemplo, deu conta dos treinos que têm realizado numa academia... no Algarve.