Extremo brasileiro foi garantido pelo Sporting no último dia do mercado. Fará o primeiro treino quarta-feira.
Corpo do artigo
Fernando já se encontra em Lisboa a efetuar exames médicos e ser+a, ao que tudo indica, será apresentado ainda esta terça-feira. O extremo de 20 anos, recorde-se, chega ao clube leonino por empréstimo do Shakhtar Donetsk. Há um ano custou cerca de 5,5 milhões de euros ao atual campeão ucraniano e irá realizar o primeiro treino amanhã, quarta-feira.
Fernando usa o pé direito como arma preferencial para conduzir a bola e finalizar, mas é sobre a esquerda que Fernando assume o jogo, procurando sempre criar movimentos de desequilíbrio para as redes contrárias. Grosso modo, esta é uma forma de caracterizar Fernando. Os responsáveis leoninos, na procura de soluções para a frente de ataque e não só - até porque perderam Raphinha e Diaby -, escolheram o brasileiro de 20 anos que está vinculado ao Shakhtar Donetsk, tendo assegurado a sua cedência por uma temporada. E, segundo O JOGO apurou, Fernando ingressa no emblema de Alvalade, sem que este tenha conseguido fixar uma cláusula de opção de compra. Ainda assim, os dirigentes verdes e brancos estabeleceram um entendimento para a colocação de um direito de preferência sobre o jogador.
11260413
Ora, Fernando surge precisamente em Alvalade depois de uma temporada em que, sob o comando técnico de Paulo Fonseca, atual treinador da Roma, foi utilizado em 22 jogos, nos quais participou em 906 minutos, tendo apontado dois golos, o último dos quais perante o Karpaty, na goleada por 1-6, em setembro do ano passado. Aliás, Fernando, que não entrava nas contas de Luís Castro - treinador luso que trocou o V. Guimarães pelo campeão ucraniano -, não joga desde o passado 30 de maio. Ainda assim, Fernando representou um investimento substantivo para Shakhtar Donetsk, que, no último defeso, desembolsou cerca de 5,5 milhões de euros para o adquirir aos brasileiros do Palmeiras, clube no qual se formou e estreou como profissional. Fernando e os dirigentes da formação de Donetsk procuravam uma solução desportiva para o futuro de um atleta que tem contrato até 2023. O Sporting espreitou a oportunidade e fechou o empréstimo do extremo.
11263300