ENTREVISTA (Parte 2) - Aposta na formação está certificada pelo treinador principal. Há muito e bons jogadores, garante Fernando Gomes a O JOGO.
Corpo do artigo
O atual Diretor do departamento de scouting enumerou os jogadores que podem ser a base do FC Porto do futuro, numa extensa lista de jovens com muito valor para singrar no futuro. A sensibilidade de Sérgio Conceição para o tema pode ser benéfica.
12259778
Sente que o jogador formado no FC Porto pode ser valorizado com Sérgio Conceição?
-Esse é um bom exemplo de que o futebol não tem fronteiras no FC Porto. Essa aposta do Sérgio tem sido importantíssima para valorizar os nossos talentos da formação. Ele percebeu essa importância, está bem documentado sobre essa área e está disponível para ajudar. Todos estamos conscientes das dificuldades que vamos encontrar para manter o clube na senda dos êxitos. E digo continuar na senda dos êxitos, porque, lembro, o FC Porto está à frente do campeonato e está na final da Taça de Portugal. Desportivamente, o nosso presente não é como ouço falar... Claro que queremos mais e melhor, mas também não podemos ser tão negativos como tenho ouvido. Isto apesar de considerar que a crítica construtiva é importante.
O FC Porto é o campeão nacional e campeão europeu de Sub-19. O futuro está assegurado?
-Temos, de facto, jovens jogadores que nos dão garantias para um futuro a médio e longo prazo, mas temos naturalmente de continuar a trabalhar para descobrir novos talentos. O FC Porto habituou-nos a todos a ser um clube que não pára no tempo. Os exemplos são muito evidentes, por isso é que vamos continuar a trabalhar no presente, pensando no futuro, mas sem esquecer o nosso passado, que é riquíssimo e no qual temos orgulho.
"Temos muitos jogadores que podem triunfar em Portugal e no Mundo"
De todos estes jovens que estão a aparecer, quais são aqueles que vê com maior capacidade para triunfar no FC Porto e no futebol europeu?
-Temos muitos jogadores que podem triunfar em Portugal e no Mundo, mas também sabemos que nem sempre a lógica funciona no futebol, porque há muitos imponderáveis que podem alterar o destino de muitos jovens talentos. Mas respondendo diretamente à pergunta, temos nomes como Fábio Vieira, Fábio Silva, Vítor Ferreira, Romário Baró. Temos outros como Diogo Leite, Diogo Queirós e Diogo Costa. E outros que já estão aparecer nestas equipas de formação. O presente dá-nos garantias que vamos ter um futuro risonho, mesmo sabendo que não podemos ter uma equipa só com jogadores da formação. Pode é ser a base da equipa, mas com equilíbrio de valores e de mentalidades.