Fernando Gomes: "A CM Maia tem um novo plano de acessibilidades. Chegaremos do Dragão aqui em 15 minutos"
Declarações de Fernando Gomes, em visita aos terrenos para construção da Academia do FC Porto, na Maia
Corpo do artigo
“Já está a obra a desenvolver-se, para terem ideia do que está aqui a arrancar. Queria só chamar-vos a atenção, que para além deste empreendimento em curso, a Câmara Municipal da Maia, simultaneamente com a construção da Academia, tem um novo plano de acessibilidades, cujo concurso vai ser aberto, a ponto de quando terminar a Academia, essas acessibilidades estão todas prontas", começou por afirmar aos jornalistas.
"Como verificaram, para cá chegar não foi fácil. O trajeto para cá chegar não é fácil. Mas quando o FC Porto decidiu instalar aqui a Academia, teve o apoio da CM Maia, que vai construir [mostra a planta]… A Academia está aqui, rodeada por A3 e A41, neste momento não há acesso direto, apesar das autoestradas estarem em cima da Academia. A CM Maia já tem todos os elementos para iniciar o concurso, para fazer aqui duas rotundas e uma acessibilidade direta à Academia. Chegaremos do Dragão aqui em 15 minutos sempre por vias principais", garantiu.
"As acessibilidades são muito importantes, porque em dias de jogos esperam-se 2000 pessoas dentro da Academia. Nos dias normais, serão sempre entre 600 a 700 pessoas todos os dias. É um movimento muito grande, daí que a CM Maia tenha contratado na altura o arquiteto Manuel Salgado, que foi a escolha do FC Porto para prever a implantação e desenvolvimento do projeto da Academia, mas foi contratado diretamente pela CM Maia, fez todo o plano de ordenamento que vai reformular toda uma zona praticamente abandonada na parte urbana. Vai ser um grande parque municipal no qual se integra a nossa Academia", acrescentou, concluindo de seguida:
O prazo de construção previsto é um ano e meio. Já começámos, já está em contagem decrescente. A CM Maia também prevê que nesse ano e meio que todas estas acessibilidade estarão prontas. Quando se tratar de fazer a inauguração com o primeiro jogo da formação do FC Porto, já virão todos pelas novas acessibilidades.”