Fernanda Ribeiro recorda Pinto da Costa: "Era um presidente muito brincalhão..."
A campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, Fernanda Ribeiro, recordou hoje Pinto da Costa, que morreu aos 87 anos, como “um grande presidente” que sempre a acompanhou, nos 20 anos em que representou o FC Porto.
Corpo do artigo
“Foi o meu presidente durante 20 anos, todo o tempo que estive no FC Porto. Esteve comigo nos bons e nos maus momentos. Esteve comigo na inauguração da minha academia. Foi uma pessoa muito importante para mim”, declarou a antiga atleta à Lusa.
Campeã olímpica em Atlanta1996 e bronze em Sydney2000, Fernanda Ribeiro é uma das maiores desportistas da história de Portugal e lembra como todas as medalhas que conquistou, incluindo quatro em Mundiais, “foram no FC Porto”, o clube que representou mais tempo na carreira.
“Foi pena, depois, ter acabado lá o atletismo, mas pronto. É o que digo: esteve sempre comigo. Era um presidente muito brincalhão, nada a ver com a ideia de que as pessoas tinham, pelo menos para mim”, lembra.
De resto, para a fundista, hoje com 55 anos, Pinto da Costa “foi uma pessoa importante para o clube, fez muito pelas modalidades”. Em suma, “foi um grande presidente”, afirma.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, morreu hoje aos 87 anos, vítima de cancro.
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e agravou o seu estado de saúde nas últimas semanas, menos de um ano depois da derrota para a presidência do clube frente a André Villas-Boas.
Empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982, seis dias depois de ter sido eleito sem oposição como sucessor de Américo de Sá, o ex-dirigente exerceu funções durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o FC Porto à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades - 69 dos quais no futebol sénior masculino, incluindo sete internacionais.