O sucesso de Mehdi aproximou os iranianos do FC Porto e as redes sociais são só a face mais visível de um fenómeno de popularidade que continua a crescer.
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A popularidade de Mehdi Taremi é um fenómeno que extravasa a "bênção" dos adeptos do FC Porto, rendidos a um avançado que, em 25 jogos, já participou, direta ou indiretamente, em 20 golos.
É natural que o sucesso do avançado tenha imensos ecos no Irão, mas, ao mesmo tempo, é impossível ficar indiferente ao alcance deste impacto: por arrasto, os dragões ganharam uma legião de fãs.
Quem segue as redes sociais do clube já se apercebeu há muito da invasão de iranianos, mas essa é a apenas a face mais visível. A atualidade do FC Porto passou a ser acompanhada por um país com uma população oito vezes superior à portuguesa (praticamente 82 milhões de pessoas) e reconhecida pelo seu fervor. São várias as implicações.
"A mudança do Taremi para o FC Porto teve um grande impacto na comunicação social do Irão. Todos ficaram à espera para ver como corria e, desde as últimas quatro, seis semanas, ele está numa forma irreal. Com a importância que o Mehdi está a ganhar na equipa, o mediatismo dele atingiu níveis absurdos", explica a O JOGO Nima Tavallaey Roodsari, jornalista italiano com raízes e origens iranianas, e por isso com uma visão ampla do efeito Taremi. "O FC Porto é a nova equipa "pop" no Irão. Os clubes como Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Inter, etc, têm muitos apoiantes no Irão, como acontece em todo o mundo. Mas, como o Taremi está a virar sensação, o FC Porto está a tornar-se na segunda equipa de muita gente, é realmente engraçado", acrescenta Nima. Já Pezhman Pars, que se dedica à cobertura do futebol iraniano para todo o mundo através do "Gol Bezan", o podcast da modalidade mais conhecido naquele país, ressalva que os tubarões europeus "terão sempre adeptos, independentemente de quem lá jogue", mas também reconhece o "imenso entusiasmo" dos adeptos por Taremi "estar a jogar numa grande equipa": "As pessoas estão mais interessadas nos jogos do FC Porto, que passaram a ser transmitidos em direto no Irão. É comum quando os iranianos se dão bem na Europa", explica. Nem o fuso horário (mais três horas em Teerão) atrapalha e mesmo algumas partidas do Rio Ave já tinham transmissão.
De facto, e no que também ajuda a explicar esta história, não há assim tantos iranianos a brilhar na Europa. Como Taremi, só mesmo o avançado Sardar Azmoun, que tem estado inspirado no Zenit. "Taremi ainda não é tão "grande" como Azmoun, porque ele está há mais tempo na seleção, mas as pessoas estão realmente surpreendidas, não estavam à espera. É um interesse que cresce a cada dia", explica Nima. Curiosamente, ontem, o diário iraniano "Donya-e-Eqtesad" definia Taremi em três palavras, "talento, confiança e apetite", e comparava a "ambição" de Mehdi com a do compatriota: "Azmoun está no futebol russo há oito anos, mas não quis um desafio maior. Taremi saltou imediatamente do Rio Ave para o FC Porto."
Só na primeira semana após a transferência para o Dragão, o FC Porto ganhou 57 mil seguidores no Instagram e 16 mil no Facebook. Os comentários em persa e bandeirinhas do Irão multiplicam-se em todas as publicações, mas com números muito destacados nas que versam Taremi. Será assim enquanto o artilheiro vestir de azul e branco, numa repercussão à qual o clube não é indiferente. Ao que O JOGO apurou, os dragões estudam novas formas de chegar ao Irão, nomeadamente no que ao merchandising diz respeito. É que, devido às sanções económicas, os cartões de crédito não podem ser utilizados no Irão, barrando as compras na loja online. Certo é que, a nível global, a camisola de Taremi já é a terceira mais vendida do FC Porto, atrás das de Corona e do capitão, Pepe.
Curiosidades
Camisola adaptada ao idioma persa
À semelhança do que acontecia com Nakajima, que tinha a sua camisola disponível no alfabeto nipónico, também é possível adquirir a réplica de Taremi com o seu nome escrito em persa, tal como ilustra a fotografia no meio do texto principal.
Só Corona e Pepe vendem mais
O nome mais vezes aplicado na personalização das camisolas portistas é o de Corona, que também arrasta muitos seguidores mexicanos. Segue-se o capitão Pepe e, logo a seguir, Taremi. O curioso é que, ao contrário do que acontece em praticamente toda a Europa, em Portugal é mais comum o adepto estampar o próprio nome na camisola do que o de um jogador.
Sem cartões, loja online fica barrada
As sanções económicas impostas ao Irão impossibilitam a utilização de cartões de crédito, o que por sua vez não permite a compra de artigos do FC Porto na loja online. Contudo, os dragões estão a planear alternativas para fazer chegar as camisolas oficiais ao Irão.
Iranianos estão atentos a tudo
Nem a publicação no Instagram que assinalou os 250 jogos de Corona pelo FC Porto, por exemplo, escapou aos comentários de adeptos iranianos. Taremi, por seu lado, tem 2.7 milhões de seguidores nessa rede social.
Dedicou prémio a Mehrdad Minavand
Considerado o melhor em campo frente ao Rio Ave, Taremi dedicou o prémio a Mehrdad Minavand, ex-futebolista internacional iraniano que, aos 45 anos, faleceu vítima de covid-19.
Caiu, com Zaidu, na partida de Marche
Marchesín pregou uma conhecida partida a Taremi e Zaidu: convenceu-os de que ia tirar uma fotografia, mas estava a filmar. Alguns segundos depois, Taremi riu-se e atirou um "f..." cortado a meio.