"Félix? Se faz um jogo mau, não se passa nada, se faz um hat trick na Liga Europa..."
<strong><em>ENTREVISTA (PARTE II) - </em></strong>Sem responsabilizar Rui Vitória, André Almeida explicou abertamente de que forma Bruno Lage conseguiu recuperar a equipa e colocá-la no trilho do título.
Corpo do artigo
O defesa revela que Lage pediu aos jogadores para jogarem como quando eram crianças e divertirem-se.
A mensagem de Rui Vitória já não estava a passar?
-Não foi tanto por aí... Os resultados não estavam a aparecer e todo o clima que se criou à volta trouxe um peso extra a tudo o que se faz. Tanto no futebol como na vida, há uma altura em que precisamos de mudar. Podia ficar melhor ou podia ficar pior, mas a mudança traz sempre impacto na vida das pessoas.
Sentiram que, com Rui Vitória, a equipa já não iria a lado nenhum?
-Não, até porque não tem a ver com uma questão de competência, que voltou a ser provada, dado que ele foi campeão na Arábia Saudita. Mas há um momento em que a mudança é importante e, neste caso, acabou por ser importante.
"O míster Bruno trouxe-nos a alegria necessária"
Bruno Lage sacudiu-vos?
-O míster Bruno veio tirar-nos um peso de cima, trazer-nos a alegria que era necessária para estes momentos. Ele despreocupou-nos com as questões do longo prazo, disse para deixarmos a questão do título para o final, para pensarmos jogo a jogo, desfrutar, para nos divertirmos com a bola. Disse para fazermos o mesmo que fazíamos quando éramos crianças, onde só queríamos divertir-nos com os amigos. Foi isso que Bruno Lage nos incutiu e nos transportou para este nível tão elevado.
André Almeida na direita e Grimaldo na esquerda foram dos laterais que mais assistências fizeram na Europa. Como chegou a este patamar, sendo que quando chegou ao Benfica, até nem era um habitual titular?
-Isso é reflexo do trabalho, meu e dos meus companheiros. Sempre me dediquei da melhor maneira possível e, com a chegada de Bruno Lage, o aspeto tático produziu diferenças: agora recebo a bola muito mais à frente e também tenho entrosamento com os companheiros de equipa, que, nos últimos jogos, em que eu estava um pouco debilitado fisicamente, me ajudaram muito. E eu senti que tinha de estar com eles lá dentro até ganharmos o título.
10953546
JOÃO FÉLIX: UM LEVEZINHO A REAGIR A TUDO
Para André Almeida, o jovem avançado trouxe à equipa "alegria e irreverência". E não só...
João Félix, aos 19 anos, foi uma das figuras do Benfica campeão, com o avançado a fazer festas de golos... oferecidos por André Almeida. E, para o lateral, o que trouxe o camisola 79 ao grupo? A resposta foi rápida: "A alegria, a irreverência..." E a explicação surgiu num ápice: "Os miúdos trouxeram essa maneira de nos levar para lá também. O míster trouxe-nos essa mensagem, mas passou-a melhor através deles. A forma como desfrutam do jogo e como brincam nos treinos contagiou-nos. A maior característica do Félix é a maneira leve como reage a todas as situações: se faz um jogo mau, não se passa nada, se faz um hat trick na Liga Europa, é como se não tivesse feito um golo. Essa mentalidade é o que o faz ser diferente."