Confira as notas atribuídas por O JOGO aos intérpretes do Feirense-Sporting (0-2) a contar para a Taça de Portugal
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/48963/m/519755/ojogo/c6263c88b5f8e409c1a4ac25ea845e0f?autostart=false
FEIRENSE - Brígido protegeu e Valencia assustou
Bruno Brígido 6
Responsável pelo nulo ao intervalo, fazendo uma dupla defesa de qualidade, primeiro a remate de Bruno Fernandes e em seguida à recarga de Bas Dost (45"). No segundo tempo sofreu dois golos, em que não teve culpas.
Diga 6
Controlou Nani e ganhou muitos duelos no seu raio de ação, embora tivesse deixado escapar Wendel no lance do primeiro golo. Também apoiou esporadicamente o ataque.
Briseño 6
Aos seis minutos, limpou de cabeça uma situação de grande perigo, quando Raphinha já tinha a baliza à mercê, após ter deixado Tiago Gomes e Brígido para trás. Foi somando cortes importantes ao longo da partida.
Bruno Nascimento 5
Menos exuberante que o colega do eixo da defesa, mas igualmente eficaz, ganhando muitas bolas a Bas Dost e companhia.
Tiago Gomes 5
Começou algo tremido, deixando algum espaço nas costas, que Raphinha aproveitou. Depois, ganhou confiança e partiu para uma exibição positiva.
Aly Ghazal 6
Estreia absoluta do médio egípcio, que impressionou por algumas recuperações de bola e lançamentos em profundidade, sobretudo na primeira parte. Saiu por fadiga aos 76".
Marco Soares 5
Saltou para o onze, fruto de uma lesão de Babanco no aquecimento. Teve uma exibição discreta, decaindo na segunda parte, à imagem da equipa.
João Tavares 5
Teve alguns pormenores de qualidade, procurando jogar simples.
Valencia 6
Foi o mais inconformado com quatro disparos à baliza do Sporting (39", 41", 70" e 89"), sendo que Salin levou sempre a melhor.
Vítor Bruno 6
Tirou alguns cruzamentos perigosos e nos descontos tentou um golaço de meia distância, que embateu nas malhas da baliza leonina.
Steven 5
Estreia a titular do avançado, que revelou muita mobilidade e alguns pormenores interessantes.
Crivellaro 6
Boa entrada do médio, que esteve perto de marcar aos 84" e assistiu Valencia aos 89", mas este viu Salin brilhar.
Edinho 5
Ajudou a acentuar a pressão final sobre os leões, embora sem efeitos práticos.
Cris 5
Entrou para reforçar o meio-campo.
--
SPORTING - Acuña abriu alas aos bombardeiros
Salin 8
Aproveitou a rodagem na baliza, nas taças, para mostrar que Renan não pode vacilar. Com mais de um punhado de intervenções, algumas delas de alto nível, o francês não só voltou ao onze como voltou a ser uma das figuras da equipa, sendo decisivo para os leões não terem encaixado qualquer golo.
Ristovski 6
Muito perigoso na primeira parte, com boas decisões e cruzamentos envenenados, na segunda caiu um pouco de produção, mais temeroso por estar amarelado.
Coates 6
Começou com uma demonstração de como se fazem passes longos e acabou a mostrar eficácia nos duelos, contribuindo para a baliza a zero. Pelo meio um lance de registo no ataque, aos 45", a criar perigo no jogo aéreo.
Mathieu 6
Não deu nas vistas, mas resolveu o que lhe apareceu pela frente.
Gudelj 6
Entrou bem, a conseguir levar a equipa para a frente com a bola no pé, mas foi caindo de produção. Nem sempre teve bom tempo de abordagem aos lances.
Bruno Fernandes 7
Só apareceu nos instantes finais da primeira parte, com uma bomba defendida por Bruno Brígido que gerou uma segunda oportunidade para Dost. Na segunda, insistiu nos tiros de longe - sempre descaído para a direita - e depois de voltar a criar perigo aos 61", à terceira, aos 66", foi certeiro e tranquilizou a equipa com o 2-0.
Wendel 7
Tentou jogar entre linhas e esteve muito ativo, mas sentiu dificuldades em servir Dost pelo corredor central. Sem encontrar o holandês, aos 64", tentou a jogada individual e após uma diagonal para dentro disparou um míssil que desbloqueou o jogo. Saiu queixoso.
Raphinha 5
Dinâmico, mas sem eficácia de passe nem de remate. Surgiu várias vezes à frente de Bruno Brígido, mas não esteve bem a definir.
Bas Dost 4
Continua desinspirado e sem confiança, como se viu num lance de golo claro que desperdiçou de forma inacreditável aos 51". Falhou ainda outro por mérito da mancha de Bruno Brígido e viu um golo ser-lhe anulado por se apoiar num defesa para se elevar e cabecear.
Nani 6
Não esteve nos golos, mas mostrou carácter e liderança. Ele próprio cheirou várias vezes o golo, quer de cabeça quer com remates de longe.
Luiz Phellype 6
Estreia com um disparo forte ao poste em poucos minutos.
André Pinto 5
Cumpriu.
Petrovic 5
Pouco tempo.
FIGURA DO JOGO
Acuña: 8
Municiador que desgastou os fogaceiros
Parecia que estava a jogar para uma despedida em beleza e para um bom contrato no Zenit, seu possível destino ainda nesta janela de mercado de janeiro. Apoderou-se do flanco esquerdo, defendendo com segurança e atacando com confiança e assertividade, ganhando duelos, fazendo dribles e arrancando cruzamentos letais. Contudo, apesar de bem ter servido os seus colegas (aos 51" e aos 56" deixou Dost e Nani na cara de Bruno Brígido), não ficou ligado aos golos, mas o papel de desgaste da defesa adversária foi útil para depois aparecerem os bombardeiros Wendel e Bruno Fernandes a decidir a partida.