
.
EPA
FC Porto volta a abrir a Liga dos Campeões sem uma vitória, mas a história nem sempre é desfavorável para os dragões.
O empate a um golo entre FC Porto e Schalke, a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, não é um cenário estranho para os dragões. Este é, aliás, um registo que já dura há quatro anos, uma vez que esta é a quarta época consecutiva em que os dragões não entram a vencer no jogo inaugural da Champions.
Em 2015/16, com Julen Lopetegui como treinador, o FC Porto empatou a dois golos frente ao Dínamo de Kiev na primeira jornada, acabando por cair na fase de grupos da Champions nessa temporada, que acabou também com o espanhol despedido em janeiro. Em 2016/17, os dragões empataram no Dragão frente ao modesto Copenhaga (1-1), mas acabaram por seguir para os oitavos, onde foram eliminados pela Juventus. Em 2017/18, já com Sérgio Conceição ao leme, o FC Porto perdeu em casa frente ao Besiktas (1-3), mas seguiu também para os oitavos, onde caiu aos pés do Liverpool.
No que toca a empates na estreia, esta é a quarta vez que os dragões somam apenas um ponto fora de casa na jornada inaugural da Champions. Os empates, diga-se, já acabaram em desfechos bem diferentes para os azuis e brancos: em 1995/96, o arranque com empate deu em eliminação para o FC Porto, tal como em 2015/16. No entanto, o empate frente ao Partizan, na partida inaugural da Liga dos Campeões em 2003/04, deu o mote para a conquista da Champions...
