Triunfos na Luz e Alvalade reforçam a superioridade dos portistas nos duelos com os rivais de Lisboa neste século.
Corpo do artigo
O FC Porto tem, para já, o pleno de vitórias em clássicos esta temporada. Sérgio Conceição conduziu a equipa aos triunfos na Luz, logo a abrir o campeonato e, agora, em Alvalade. Dois resultados que vêm acentuar o domínio dos dragões nos jogos com os rivais de Lisboa.
11673936
O JOGO fez as contas a todos os clássicos disputados neste século - desde 2000/01 - e os números são esmagadores: o FC Porto venceu quase metade (42,2%) dos 109 confrontos contra os arqui-rivais, contabilizando as partidas de todas as competições, em casa, fora e em terreno neutro. E perdeu apenas um quarto das vezes. Como se pode ver na infografia publicada aqui ao lado, Benfica e Sporting estão longe do sucesso dos portistas nos jogos entre si.
Sérgio Conceição ganhou sete dos 16 encontros com os rivais e só perdeu três nos 90 minutos. Desde 2000 tem sido mais "fácil" ganhar às águias do que aos leões. Domínio estende-se aos jogos em Lisboa
Os encarnados apresentam uma taxa de sucesso de 33,6 por cento nos jogos grandes, mais à custa dos confrontos com o vizinho de Alvalade, a quem ganharam 21 vezes (em 49 jogos) e perderam apenas 13. O Sporting apresenta um saldo melhor com os portistas (28% de triunfos) do que com as águias (26,5%), mas entre os grandes é a equipa que menos (27,3%) tem festejado contra os adversários diretos.
O FC Porto tem tido mais sucesso com o Benfica do que com o Sporting, ainda que os leões, neste século, só tenham conquistado um campeonato nacional. Contra o Benfica, os dragões venceram praticamente metade dos duelos (18 por cento), tendo perdido apenas 13 (um quarto) dos 52 jogos disputados.
Com Sérgio Conceição no comando técnico, a tendência do FC Porto para dominar os clássicos tem aumentado, ainda que ligeiramente. O atual treinador portista venceu sete dos 16 grandes que orientou pelos dragões e perdeu apenas três. Isto nos 90 minutos porque dos seis empates registados, metade terminariam com derrotas nos desempates pelas grandes penalidades e sempre perante o Sporting.
Domínio também nos jogos realizados na capital
Mesmo restringindo a análise aos resultados dos clássicos - deste século - disputados fora de casa, o azul e branco, ainda que menos carregada, continua a ser a cor dominante. Em 49 clássicos disputados entre a Luz e Alvalade, o FC Porto venceu 14 (28,5%) e perdeu 16 (32,6%). Registaram-se ainda 19 empates. A taxa de sucesso é inferior à da totalidade dos jogos, mas melhor do que a apresentada pelos rivais. O Benfica, por exemplo, venceu 26,1% (quase tanto como os portistas) dos encontros em Alvalade e no Dragão, mas perdeu muito mais vezes (45,6%). O Sporting está ainda mais longe dos números dos dragões fora de casa, visto que venceu apenas 16,3 por cento dos clássicos extramuros, contabilizando mais de metade (57,%) de derrotas.
11673009