O extremo naturalizado português esteve imparável na Alemanha, ao bisar e fazer uma assistência.
Corpo do artigo
O FC Porto entrou a vencer na Liga dos Campeões 2023/24. A jogar como visitante, a equipa de Sérgio Conceição derrotou o Shakhtar Donetsk por 1-3, na abertura do Grupo H da prova milionária. Desta forma, os dragões partilham a liderança do agrupamento com o Barcelona, que recebeu e goleou o Antuérpia por 5-0 - aposta inicial do técnico Xavi Hernández, o internacional português João Félix bisou e deu uma assistência ao serviço do conjunto culé.
No Volksparkstadion, na cidade alemã de Hamburgo, assistiu-se a um encontro frenético nos primeiros 15 minutos. Logo aos 8", o FC Porto abriu o ativo: o guardião Dmytro Riznyk ainda conseguiu travar o disparo de André Franco, mas, na recarga, Galeno limitou-se a empurrar para o fundo das redes.
Porém, aos 13", após um excelente envolvimento coletivo, Kevin Kelsy restabeleceu a igualdade, correspondendo, de cabeça, a um cruzamento de Yukhym Konoplia.
Com as linhas subidas e bastante pressionantes na primeira fase de construção da turma ucraniana, os "azuis e brancos" apenas necessitaram de dois minutos para voltarem à vantagem: aproveitando um passe mal medido e para uma "zona proibida" de Danylo Sikan, Galeno bisou na partida, tornando-se o primeiro jogador a consegui-lo nesta edição da Champions.
Ainda antes da meia hora do desafio, o FC Porto - que se apresentou num 4-2-3-1 muito dinâmico, alternando com o 4-4-2 padrão de Conceição - chegou ao terceiro, já depois de Iván Jaime ter deixado o aviso (18"): com uma arrancada fabulosa pelo corredor esquerdo, Galeno ultrapassou Stav Lemkin e assistiu Taremi, que faturou pelo segundo jogo consecutivo - o avançado iraniano já tinha "dado" a vitória aos dragões na visita ao Estrela da Amadora, na passada sexta-feira, para a quinta jornada do campeonato.
Na etapa complementar, o Shakhtar Donetsk ainda ameaçou reduzir as diferenças no marcador, mas Diogo Costa, sempre que foi chamado a intervir, exibiu-se a alto nível na baliza portista. Por outro lado, o FC Porto, apesar de priorizar a gestão do resultado, não baixou a intensidade e procurou dilatar o placard, que acabou por não sofrer qualquer alteração até ao apito final do árbitro italiano Davide Massa.
Na segunda jornada, agendada para 4 de outubro, os "azuis e brancos" vão medir forças com o Barça, no Estádio do Dragão.
17052090
17045732
Jogo disputado no Volksparkstadion, em Hamburgo.
Shakhtar Donetsk - FC Porto, 1-3.
Ao intervalo: 1-3.
Marcadores:
0-1, Galeno, 08 minutos.
1-1, Kelsy, 13.
1-2, Galeno, 15.
1-3, Taremi, 29.
Equipas:
- Shakhtar Donetsk: Riznyk, Lemkin (Azarov, 65), Stepanenko (Bondarenko, 65), Sudanov, Zubkov, Sikan (Eguinaldo, 81), Kelsy (Kashchuck, 65), Miroshi, Konoplia (Cocholeishvili, 76), Nazaryna e Rakitskyy.
(Suplentes: Rudko, Puzankov, Castillo, Eguinaldo, Kryskiv, Cocholeishvili, Azarov, Viunnyk, Bondarenko, Ocheretko, Kozik e Kashchuck).
Treinador: Patrick Van Leeuwen.
- FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Sánchez, 73), Pepe, David Carmo, Zaidu (Wendell, 46), Varela, Eustáquio, Franco (Borges, 82), Jaime (Nico, 73), Galeno (Francisco Conceição, 90+1) e Taremi.
(Suplentes: Ramos, Cardoso, Grujic, Francisco Conceição, Sánchez, Nico, Wendell, Navarro, Baró, Martínez e Borges).
Treinador: Sérgio Conceição.
Árbitro: Davide Massa (Itália).
Ação disciplinar: cartão amarelo para David Carmo (04), Sikan (06), Stepanenko (31), João Mário (54) e Konoplia (76).