Fabril, este sábado, marca o início de um ciclo que deverá chegar aos 11 jogos em apenas cinco semanas.
Corpo do artigo
O FC Porto inicia este sábado, na visita ao terreno do Fabril (14h30) um ciclo infernal de jogos que não dará descanso a Sérgio Conceição e aos seus jogadores.
13055851
Até final do ano, em apenas cinco semanas, os dragões já têm dez partidas agendadas, mas se eliminarem a equipa do Campeonato de Portugal ficam com mais uma eliminatória da Taça para disputar a meio de dezembro. Serão, em todo o caso, dois encontros por semana até fechar 2020.
Por causa da pandemia, a época começou mais tarde do que o habitual e o calendário está mais apertado do que nunca. De tal forma que não haverá sequer tempo para o habitual descanso na época natalícia. Sérgio Conceição terá muita gestão para fazer de modo a não sobrecarregar os jogadores - e isso deve ser notório já com o Fabril -, abrindo-se algumas janelas de oportunidade para elementos que têm sido pouco ou nada utilizados.
Aos 10 encontros oficiais já disputados, o FC Porto pode acrescentar mais 11 - se seguir em frente na Taça - até ao final do ano. Ou seja, 21 em pouco mais de três meses
Em causa neste microciclo que se segue à última paragem para as seleções até março de 2021, além de jornadas importantes do campeonato, estará o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões [uma vitória em Marselha, na quarta-feira, deixará a equipa com um pé e meio nessa fase] e o primeiro troféu da época, a Supertaça Cândido de Oliveira, com o Benfica, que se jogará em Aveiro a dois dias do Natal.
Como se pode ver no quadro acima, o FC Porto vai andar com a casa às costas nos próximos tempos. Dos nove jogos já com adversários definidos, apenas três são no Dragão: Manchester City, Tondela e Nacional. Poderão ser cinco caso os portistas eliminem o Fabril e o sorteio da próxima ronda da Taça de Portugal dite um jogo caseiro, e o mesmo aconteça quando for definido o emparelhamento dos quartos-de-final da Taça da Liga. Pelo meio, haverá viagens de avião até Marselha, Açores - estas duas seguidas - e Atenas, o que deixará Sérgio Conceição com menos tempo ainda para treinar. No fundo, este ciclo será jogo, recuperação, um ou dois treinos e logo outro jogo de seguida. Nova folga, provavelmente, só no dia de Natal...