<em><strong>FC PORTO UM A UM</strong></em> - Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto, que hoje venceram o Boavista por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da I Liga.
Corpo do artigo
FC PORTO UM A UM
Casillas 6
Passou a maior parte do tempo a ver os companheiros a trocar a bola. No único remate à baliza dos axadrezados (45") usou os punhos para afastar a bola.
Corona 6
No papel era defesa, mas na prática foi mais um extremo, tantas foram as vezes que surgiu no último terço do terreno a cruzar e criar desequilíbrios. No plano defensivo pouco teve de aplicar-se até sair (64").
Pepe 7
Se Casillas teve uma noite calma, muito se deve às ações do central, que levou sempre a melhor a quem lhe apareceu pela frente. As 32" errou o alvo por centímetros.
Militão 6
Uma ou outra desatenção, bem como uma má abordagem que permitiu a Rafael Costa fugir-lhe (56"), fazem com que leve uma nota inferior ao parceiro. Mas, na verdade, nunca comprometeu.
Manafá 6
Deu largura e profundidade ao flanco esquerdo, embora tenha revelado dificuldades para cruzar por procurar o pé direito. Pelo bloco de notas, Matheus Índio só lhe escapou uma vez.
Danilo 7
Manteve a equipa equilibrada, ocupando os espaços abertos pela dinâmica ofensiva dos colegas, e caiu em cima dos médios contrários, anulando várias saídas à nascença. Quase marcava aos 18" num tiro de cabeça.
Herrera 7
Pautou o ritmo de jogo da equipa e, perante o bloco baixo do adversário, pensou uma e outra vez antes de entregar a bola. A pressão alta que exerceu ajudou a estancar as tentativas de ataque contrárias.
Brahimi 7
Regressou auspicioso à titularidade, causando o pânico na defesa boavisteira e procurando com insistência o golo. Aos 16" atirou em arco ao lado e, mesmo no fim, viu Bracali amarrar-lhe um pontapé de tesoura. Ganhou o penálti do 1-0.
Marega 5
Um par de combinações não disfarça um momento de menor inspiração. O maliano ainda marcou, aos 45"+1", mas estava adiantado. E aos 72" Bracali defendeu-lhe um remate fácil.
Soares 8
Explorou os espaços entre linhas do Boavista e provocou muitos calafrios a Bracali. Aos 10" rematou duas vezes para defesa do guarda-redes, por pouco não desviou dois cruzamentos para a baliza e acabou por marcar de penálti. Ainda teve uma oferta para Marega, mas o golo foi anulado por fora de jogo.
Maxi 6
Entrou aos 64" para dar descanso a Corona e para ganhar ritmo para Anfield. Bateu-se bem a defender e tirou um cruzamento perigoso.
Hernâni 5
Um tiro contra uma defesa e uma tentativa para cavar um penálti.
Loum -
Quatro minutos tranquilos.
A FIGURA
OTÁVIO 8
Tomadas de decisão criteriosas, movimentações bem desenhadas, roubos de bola sem fim... O médio foi um verdadeiro rei no tabuleiro azul e branco, só descansando depois de dar a estocada final no Boavista, com um remate de fora da área, lançando a equipa para uma segunda parte de poupança de esforços a pensar em Liverpool. As combinações pela direita com Corona foram perturbadoras e os cruzamentos que daí resultaram semearam o pânico na defesa axadrezada, como sucedeu aos 38", quando Soares ficou a centímetros do desvio fatal. Depois da exibição apática em Braga, a redenção não podia ter saído melhor.