UM A UM >> Análise ao desempenho dos jogadores do FC Porto na partida com o Inter (1-0), em Milão, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
João Mário 6
Depois de uma primeira parte sem muitos sobressaltos, perdeu a timidez e subiu no terreno, assinando algumas arrancadas perigosas.
Pepe 6
A experiência é um posto e que o digam os avançados do Inter, que raramente tiveram oportunidade de dominar a bola na área. Jogando em antecipação ou a "respirar" nas costas dos adversários, não deu um palmo de terreno a ninguém... até Lukaku lhe aparecer à frente a cabecear ao poste no lance do golo.
Marcano 6
Apesar de nem sempre ter tomado a melhor decisão nas saídas com bola, esteve certinho a defender. No lance do golo, porém, coloca Lukaku em jogo.
Zaidu 7
Cometeu um lapso aos 13', quando se esqueceu de Lautaro Martínez nas costas, mas depois esteve impecável, somando cortes importantes na área. Ainda esteve perto de marcar por duas vezes no mesmo lance.
Grujic 7
Um atraso na queima para Diogo Costa logo no início deixou Conceição à beira de um ataque de nervos, mas não o incomodou. "Muleta" importante dos centrais, ainda mais no aperto final. Foi ao outro lado assustar Onana por duas vezes.
Uribe 7
Nem parecia que estava a voltar de lesão. Omnipresente, pisou todos os metros do relvado em Milão, dando equilíbrio à equipa nos momentos defensivos, mas também nas transições.
Pepê 6
Foi dos que mais conseguiu segurar a bola para a equipa respirar. Aos 31', acertou nas orelhas da bola e perdeu uma boa ocasião. Excelente a transição aos 55'.
Otávio 5
Não está, de longe, com a pujança física ideal. Envolveu-se num sururu com Dimarco e viu um amarelo para, depois, ser expulso, por acumulação de amarelos, por travar Çalhanoglu, deixando a equipa em inferioridade.
Galeno 5
Começou com uma arrancada, como que a mostrar que estava a cem por cento, mas acabou por só aguentar até aos 51', quando pediu para sair. Aos 37', perdeu um golo com a baliza aberta, cabeceando por cima, em recarga de um remate de Grujic.
Taremi 6
Exibição de sacrifício. Correu quilómetros a fazer pressão e andou pelas duas áreas. Na do FC Porto, brilhou num corte a tirar o pão da boca a Dzeko. Na outra, assistiu de calcanhar Grujic e obrigou Onana a duas boas defesas. Contudo, na segunda podia ter finalizado bem melhor.
Evanilson 4
Foi dar luta aos centrais, mas notou-se que ainda está preso de movimentos.
Wendell 5
Entrou para jogar à frente de Zaidu, porque Taremi estava estourado.
Gonçalo Borges -
Entrou nos descontos.
A FIGURA
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2023/02/diogo_20230222222658/hls/video.m3u8
Diogo Costa: 8 >> A segurança que mantém tudo em aberto
Mais uma exibição para a posteridade, num dos maiores palcos do futebol europeu. Tranquilo, como se nada se passasse à sua volta, controlou o jogo com os pés com mestria e o aéreo sem vacilar na saída dos postes. Fez uma defesa inacreditável a fechar a primeira parte, por instinto, após um desvio de cabeça de Bastoni a um metro de distância. Já antes tinha mostrado atenção num tiro de Çalhanoglu bem chegado ao poste. Nada podia a fazer no golo de Lukaku, a quem ainda negou outro, pouco depois, outra vez por instinto. Se o FC Porto sai "vivo" da primeira mão, em muito o deve ao seu guarda-redes.