A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo por 3-0 frente ao Vitória.
Corpo do artigo
Diogo Costa 5
O camisola 99 viveu uma das tardes mais descansadas da época. Foi mais uma folha limpa para a conta (20) e um recorde pessoal no campeonato (16).
Pepê 7
A arrancada monumental aos 8" só terminou com a assistência para o 1-0. Pouco depois fez um golaço, mas foi anulado por posição irregular. A partir daí, geriu o ritmo, mantendo a acutilância. Acabou na posição de origem: extremo-esquerdo.
Pepe 6
Quase sempre em cima da linha de meio-campo, tirando partido da superioridade numérica, coordenou a defesa sem sobressaltos. Saiu aos 63", sob vénias.
Marcano 6
Soberano no seu raio de ação, fez a recuperação que esteve na génese do 2-0. Aos 54", mereceu aplausos pelo recuo em sprint para roubar a bola
a André Silva em zona de perigo.
Wendell 6
Atento no corte aos 28", fez um cruzamento perigoso aos 35". A nível defensivo, só teve de manter a atenção. Cedeu o lugar a Namaso, aos 82".
Otávio 7
Distribuiu a preceito, curto e longo, e assinou o 2-0 num remate cruzado. De resto, exibiu o pulmão habitual na procura constante de linhas de passe para a área vitoriana. Foi substituído por Franco aos 74", debaixo de aplausos.
Uribe 6
Sofreu uma entrada duríssima a abrir, mas não acusou sequelas. Competente na missão defensiva, tentou aparecer em zona de tiro. Com a saída de Pepe, baixou para central.
Eustáquio 6
Excelente no passe longo aos 27", para Pepê, num exemplo da segurança nesse capítulo. Por vezes, quase pareceu uma placa giratória.
Galeno 6
Novamente em bom plano. Aos 26", obrigou Varela a aplicar-se. Já aos 32", libertou no momento certo para o Otávio fazer o 2-0. Foi substituído ao minuto 63".
Evanilson 6
Marcou o terceiro golo da tarde (39") e o décimo da conta pessoal na época. Antes já tinha ameaçado (10"), mas podia ter feito melhor aos 21", em boa posição. Rendido aos 63".
Toni Martínez 5
Manteve a defesa do Vitória em alerta e por pouco não cabeceou ao alvo, aos 90"+1".
Veron 5
Quis mostrar serviço, mas só levou para contar o tiro ensaiado aos 71" e uma arrancada pelo meio, aos 89".
Rodrigo Conceição 6
Teve liberdade para atacar e colecionou boas iniciativas.
André Franco 5
Ajudou a manter a circulação numa toada certeira.
Namaso 5
Algum futebol associativo e presença na área na já morna reta final do encontro.
A FIGURA
taremi: 8
Último ato trouxe prémio desejado
De baliza quase escancarada, estourou para o 1-0 logo aos 8", respondendo ao "concorrente" Gonçalo Ramos a 300 quilómetros de distância. Já aos 39", "picou" para desmarcar Evanilson no lance do 3-0 e, minutos depois, Varela negou-lhe o "bis", que também só não surgiu aos 67" porque Bamba cortou em cima da linha, após novo duelo com o guardião vitoriano. O título de artilheiro-mor da I Liga é que não fugiu. Apareceu, por fim, à quarta tentativa.