A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo por 5-1 frente ao Marítimo.
Corpo do artigo
Diogo Costa 7
De volta à baliza, esteve em alta: aos 9", travou um remate de Tagueu com uma bela defesa, voltando a ser gigante perante cabeceamento do camaronês, aos 33". No golo sofrido nada podia fazer.
João Mário 7
As aventuras constantes no ataque valeram-lhe duas belas assistências. Aos 40", serviu Evanilson de primeira. Aos 76", sacou um cruzamento milimétrico para Martínez. Sem sobressaltos a defender.
Pepe 6
Sereno, nunca reduziu os níveis de atenção e manteve a ordem no setor recuado.
Marcano 6
Começou mal, com um erro de palmatória aos 9", num atraso de cabeça mal medido em que valeu Diogo Costa. Depois, acertou agulhas e até marcou de cabeça o 4-0, aos 69", após desvio fortuito.
Zaidu 6
Arrancou ligado à corrente e recuperou a bola na génese do 1-0. Aos 15", deixou Namaso em zona perigosa e, aos 32", brilhou com um túnel. Baixou de ritmo no segundo tempo.
Grujic 6
Talvez o mais discreto nos primeiros 45", apareceu mais na segunda parte, impondo o físico no miolo e somando passes certeiros.
Uribe 7
A época ainda agora começou, mas o farol do miolo já está em alta rotação. Além da autoridade defensiva habitual, executou uma grande abertura para João Mário no lance do 2-0. Saiu aos 67", sob coro de aplausos.
Pepê 6
Excelente aos 23", ao deixar dois adversários para trás, procurou sempre dar ritmo elevado ao futebol portista.
Evanilson 7
A parceria com Taremi está afinadíssima. Desmarcou o iraniano para o 1-0 e, aos 40", já depois de ver um golo ser-lhe anulado, atirou a contar no coração da área. No reatar da segunda parte podia ter bisado, mas atirou ao lado.
Danny Namaso 6
Nem tudo lhe saiu na perfeição, mas somou mais um jogo de muito trabalho. Aos 42", arrancou para a área e rematou para defesa de Miguel Silva; na recarga, Taremi fez o 3-0. Saiu aos 67".
Eustáquio 6
Com o jogo totalmente controlado, precisou apenas de manter a fluidez no meio-campo e ainda abriu para João Mário no 5-0.
Toni Martínez 7
Manteve a toada de acerto do ataque: lançado aos 67", já tinha um golo na conta aos 76", graças a um cabeceamento perfeito. Era difícil pedir-lhe melhor.
Galeno 6
Espevitou a ala esquerda e o slalom aos 83" impressionou. A querer marcar pontos.
Gonçalo Borges 5
Tentou a sorte aos 83", mas o remate saiu à malha lateral.
Gabriel Veron 5
Não ficou longe do golo, já para lá dos 90", com um tiro em arco. Saiu por cima...
A FIGURA
Taremi: 8
"Príncipe da Pérsia" pegou na coroa
Taremi entrou em 2022/23 desejoso de ser protagonista e, após o "bis" na Supertaça, repetiu a dose no arranque da Liga. Aos 13", servido por Evanilson, não perdoou na cara de Miguel Silva e foi somando outros lances de perigo até que, aos 42", apareceu no sítio certo para fazer a recarga no 3-0. O intervalo não lhe tirou o foco: logo a abrir a segunda parte, isolou Evanilson com um toque subtil e repetiu a tentativa aos 61". De permeio, aos 53", quase fazia o hat trick com um remate acrobático. Com a folha de serviço cheia, foi substituído aos 79", recebendo uma ovação digna de... rei. Mais do que merecida, pois claro.