A apreciação individual feita por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo por 2-1 frente ao Farense.
Corpo do artigo
Diogo Costa 6
Apanhou um susto quando viu a bola bater na barra (43"), após bicicleta de Muscat. A fechar, salvou os três pontos, ao ir ao chão para negar o 2-2 à palmada após cabeceamento de Matteus Oliveira.
João Mário 7
Desinibido a atacar, colecionou subidas e bons lances individuais, a fazer lembrar o"velho" João Mário. Aos 66", quase fazia um golaço, que a barra negou. Saiu aos 86" em défice físico.
Fábio Cardoso 6
Quase sempre subido, esteve sereno e vai ganhando confiança com a bola. No golo do Farense, tentou bloquear a trajetória, mas não foi suficiente.
Marcano 6
Ficou mal na fotografia do 1-1, primeiro pelo passe errado e, depois, por ir à queima e sofrer um nó. Limpou a imagem ao marcar, de cabeça, o sofrido golo da vitória.
Zaidu 6
Após excelentes iniciativas a abrir, aos 2" e 3", foi subindo com regularidade. Na segunda parte, manteve a toada, mas saiu aos 67". Nota: sem Otávio, o nigeriano assumiu os cantos do lado esquerdo.
Pepê 4
À falta de Otávio, pedia-se mais ao camisola 11. Esteve apagado, foi admoestado em cima do intervalo, após perda de bola arriscada, e perdeu várias bolas. Melhores dias virão...
Eustáquio 5
Pressionou alto, mas assumiu menos do que na primeira jornada. Aqui e ali, pareceu andar à deriva.
Nico González 6
Em estreia no onze, deixou muito boas sensações. Lesto a fazer circular, soltou logo para Galeno na génese do 1-0 e, aos 25", atirou ao lado. Já aos 42", bombeou por cima da trave. Rendido aos 67", sob aplausos.
Galeno 6
Não perdeu tempo a deixar a bola para o golo de Toni Martínez, mas continua a pecar na definição. Ainda assim, não andou longe do golo, aos 57" e 82".
Toni Martínez 6
Voltou a fazer o que lhe compete: marcar. Abriu as contas, aos 13", e por pouco não bisou, aos 39". Estava lá Ricardo Velho a defender.
Taremi 4
Continua longe do nível que tem. Ainda ensaiou o futebol associativo que lhe é caraterístico, mas sem efeitos de maior.Assim, foi substituído aos 76".
André Franco 5
Um remate disparatado em boa posição e pouco mais.
Fran Navarro 6
Duas oportunidades: aos 84", Ricardo Velho negou-lhe o golo; aos 90"+5", teve um tiro de recurso ao lado.
Namaso 5
Foi mais um a juntar-se à frente no assalto final à área do Farense.
A FIGURA
Gonçalo Borges: 7
Ginga para a vitória
Entrou com "ganas" e emprestou fantasia à ala canhota, fazendo a cabeça em água à linha defensiva do Farense. Aos 83", sentou Fran Delgado e rematou à malha lateral, quando o lance pedia um passe atrasado, mas o jovem extremo estava a guardar o melhor para o fim: aos 90"+10" e já posicionado sobre a direita, foi por ali fora, penetrou na área e levantou "redondinho" para a cabeçada decisiva de Marcano. Pelo meio, aos 84", ofereceu oportunidade de ouro a Fran Navarro. Uma espécie de grito de emancipação de Gonçalo Borges, que pode ganhar espaço renovado no pós-Otávio.