Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto no triunfo sobre o Estoril, 2-0, na 34.ª e última jornada da Liga Bwin.
Corpo do artigo
FC PORTO UM A UM
Cláudio Ramos 7
Seguro com os pés (à exceção de um lance sem consequências) e nas saídas dos cruzamentos. Enorme defesa a um disparo fortíssimo de Mboula, quase à queima-roupa, aos 74".
João Mário 6
Teve um ou outro lance mais desafiante para defender, na primeira parte. Deu largura e profundidade ao ataque.
Mbemba 6
Muito concentrado, apostou na antecipação e deu escassas hipóteses aos rivais.
Pepe 7
Não há jogos de festa para ele, que ainda deu um puxão de orelhas a um colega. Limpou tudo e recuperou a bola para dar início à jogada do 1-0. Incrível a ovação à saída.
A FIGURA
Zaidu 7
Estava escrito que a festa ia rebentar por ali
Depois do golo na Luz, Zaidu voltou ao Dragão como um herói a quem só faltou ser levado em ombros. Cada intervenção motivava aplausos, mas o nigeriano deu razão a quem melhor o conhece: tanto lhe faz o contexto, joga sempre da mesma forma. Foguetório à parte, a verdade é que o lateral-esquerdo não só foi decisivo no primeiro golo - ao cruzar de forma tão venenosa que Joãozinho marcou na própria - como ainda teve ações cruciais na área de Cláudio Ramos. Por duas vezes, uma pela velocidade, a outra pelo posicionamento, impediu que Mboula estragasse a festa. Não deu hipóteses nos duelos.
Otávio 7
Muito ligado ao jogo, foi certeiro no último passe e por duas vezes esteve perto de assistir Taremi - faltou o melhor seguimento do iraniano - entre vários cruzamentos perigosos.
Vitinha 6
Procurou o golo num par de remates que não assustaram, mas deu fluidez ao jogo antes de ir descansar.
Grujic 6
Teve um remate torto na área, a fechar a primeira parte, e recuperou várias bolas. Simplificou na distribuição.
Pepê 6
Ligado à corrente e, sem posição fixa, esteve muito irrequieto no último terço a provocar desequilíbrios, a exemplo do que fez no 1-0 ao servir Taremi e num passe a rasgar para Francisco Conceição, aos 84".
Evanilson 6
Joãozinho tirou-lhe um golo ao marcar na própria baliza, e a barra negou-lhe outro, num tiro à meia-volta. Envolveu-se bem com a equipa.
Taremi 6
Inteligente ao esperar por Zaidu no 1-0. Rematou torto aos 19" e à barra 64", num bom cabeceamento. Ainda conduziu um lance perigoso com Evanilson à espreita, mas atrapalhou-se.
Francisco Conceição 6
Entrou cheio de vontade mas sem gula, aos 64" até poderia ter rematado em vez de passar. Perto do fim voltaria a tentar a sorte num remate cruzado que foi desviado.
Fábio Vieira 6
Não ficou longe do golo que procurou bastante num disparo em arco e somou a 16.ª assistência da época, desta feita para Fernando Andrade, depois de ter recuperado a bola.
Rúben Semedo 5
Sem problemas para resolver, desfrutou de alguns minutos para sagrar-se campeão.
Fernando Andrade 7
Abrilhantou o primeiro e último jogo no campeonato com um golo muito celebrado pelos companheiros, ainda que com alguma ajuda do guarda-redes.
https://ojogo.vsports.pt/embd/77006/m/9184/ojogo/4db05040900df84b7b81d13d29f008f1?autostart=false
Francisco Meixedo 5
Estreia absoluta na equipa, ainda teve de sair da baliza para acautelar um lance.