Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto que atuaram na vitória por 1-0 sobre o Rio Ave, este sábado, referente à 21.ª jornada da Liga Bwin.
Corpo do artigo
Diogo Costa 7
Fez duas defesas sensacionais, aos 28" e aos 30", que impediram o golo que parecia certo do Rio Ave. Quando a equipa mais precisava, lá estava ele para mostrar serviço.
João Mário 5
Sem o fulgor de outros jogos, teve muito trabalho para travar Fábio Ronaldo. Mesmo assim, nunca deu um lance como perdido.
Pepe 6
Exibição de nível elevado e com nota que só não é superior porque, aos 23", perdeu um lance aéreo com Boateng, que terminou com o golo anulado a André Pereira.
Marcano 6
Voltou a estar em bom plano a defender, recuperando inúmeras bolas e tendo ainda a preocupação de fechar os espaços de Wendell.
Wendell 5
Cometeu alguns deslizes e perdeu algumas bolas, mas acaba por ser decisivo com a assistência para o golo de Toni Martínez
Grujic 6
Deu um apoio importante aos centrais. Tentou ainda o golo, aos 90"+4", mas a bola saiu à figura do guarda-redes.
André Franco 5
Procurou jogar simples e sem comprometer, mas sem intensidade e sem rasgos individuais que abrissem a defensiva contrária.
Eustáquio 7
Colocou ordem na equipa e deu ritmo ao jogo, sobretudo na segunda parte. Exibição de grande nível a defender, a atacar e nas bolas paradas.
Pepê 7
Teve pormenores de enorme qualidade que empolgaram as bancadas. Impressionante, inclusive, a jogada magistral, aos 88", que quase resultava no golo de Dany Namaso. Esteve e todo o lado.
Taremi 5
Nota-se que está desgastado e as coisas não lhe saem de feição, mas lutou e deu tudo à equipa. Acabou por ter influência no golo ao tentar marcar, com um toque em habilidade, que confundiu a defesa do Rio Ave.
Zaidu 4
Instantes depois de ter rendido Wendell, atrapalhou Diogo Costa e depois acabou por completar o alívio. Aos 90"+6", falhou o corte e provocou um lance perigoso para a baliza portista.
Gonçalo Borges 6
Acelerou o jogo pela esquerda e ainda ajudou Zaidu a defender. Tentou ainda o golo, mas não chegou a tempo ao cruzamento de Dany Namaso
Bernardo Folha 5
Ajudou a manter a ordem no meio-campo, recuperando muitas bolas, Num desses roubos, avançou no terreno e rematou defeituosamente.
Dany Namaso 6
Irreverente, criou muitos problemas à defesa do Rio Ave. Rápido com bola, esteve para marcar, mas Pantalon não deixou.
A FIGURA
Toni Martínez: 7
Os aplausos para quem os merece
A primeira parte do FC Porto estava a ser desoladora e o empate adivinhava-se, mas perto do intervalo lá apareceu Toni Martínez a deitar por água abaixo as esperanças vilacondenses. O avançado espanhol disparou um tiro certeiro que abateu por completo a caravela do Rio Ave, depois de uma assistência de Wendell. De regresso à titularidade, justificou a confiança depositada por Sérgio Conceição. Muito forte nos duelos individuais e insuperável no jogo aéreo, tentou o golo em mais três ocasiões na segunda parte, mas não conseguiu bisar. Deu tudo o que tinha e saiu debaixo de uma enorme ovação.