Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores de FC Porto e Tondela na vitória suada dos dragões (4-3).
Corpo do artigo
FC PORTO UM A UM
Marchesín 5
Com escassas hipóteses no primeiro e terceiro golos, ainda tocou na bola no de Rafael Barbosa, mas acabou por empurrá-la para onde menos queria.
Manafá 4
Foi pouco produtivo no momento ofensivo e oposição fácil de ultrapassar no em dois golos.
Mbemba 5
Não fica diretamente ligado aos golos sofridos. Cumpriu.
Sarr 4
Saiu a perder no duelo com Mário González: no 1-1 não teve velocidade para o espanhol, que no terceiro se antecipou na área.
Zaidu 6
Aos 15 segundos já tinha ensaiado o remate e aos 4" finalizou como se exigia, no maior exemplo da dinâmica que imprimiu ao ataque, sempre com energia e alguns cruzamentos bem medidos. Atrás, só teria feito melhor se conseguisse intercetar o remate de Rafael Barbosa.
Sérgio Oliveira 6
A primeira parte não lhe correu bem e até foi desarmado no lance que originou o 1-1. Melhorou na segunda: de calcanhar lançou Otávio na jogada do 2-1 e por três vezes, no espaço de cinco minutos, esteve perto de marcar.
Uribe 6
A nota é prejudicada pelo segundo amarelo nos últimos minutos, já que foi uma exibição bastante positiva do colombiano. Além do bom trabalho e assistência para Taremi, Uribe recuperou várias bolas, quase sempre bem posicionado.
Marega 8
Aos 5", disparou ao lado com a baliza escancarada, mas a noite ia correr bem ao maliano: em dois movimentos semelhantes, receção orientada e finalização subtil, apontou dois golos. Ainda procurou servir Evanilson.
Taremi 7
Regressou à titularidade a bom nível. Trabalhou o lance do 1-0, antes de deixar Marega com tudo para marcar aos 5". Finalizou de forma implacável para o 4-2 e Babacar negou-lhe o bis pouco depois.
Luis Díaz 5
A insistência valeu o passe para Marega no 2-2. Ficou na retina um slalom travado em falta, na primeira parte, num jogo em que lhe faltaram os remates.
Nakajima 4
Em várias tentativas, não conseguiu dar sequência à maioria dos lances em que arrancou com a bola.
Evanilson 5
Procurou por duas vezes finalizar, mas sem sucesso.
Fábio Vieira 5
Deu algum critério à posse de bola e foi um pouco castigado com faltas. Cobrou dois livres para a área que Niasse conseguiu desfazer.
Corona 5
Porventura não era suposto ter de sair do banco ontem, mas ajudou a equipa a segurar o triunfo nos últimos minutos.
Grujic 5
A calma e discernimento que teve no meio-campo faltaram-lhe nos últimos segundos, quando perdeu uma bola onde não devia, mas sem consequências.
A FIGURA
Otávio 8
Agora sim: impacto em toda a linha
Na última semana, Sérgio Conceição admitiu que o raio de ação de Otávio lhe dificultava o impacto no último terço, mas desta vez o médio brasileiro deu de tudo um pouco à equipa. Manteve a tal entrega e agressividade sem bola e teve impacto direto em dois golos. É ele quem, na defesa, recupera a bola para a jogada do 1-0, na qual ainda surgiu na área para deixar Zaidu com tudo para marcar; no 3-2, pela direita, escapou ao opositor e cruzou com precisão para Marega concluir com sucesso. Pelo meio, Otávio ainda teve outro passe a "pedir" golo (4") de Taremi e um disparo perigoso, numa exibição muito completa.
TONDELA UM A UM
Babacar Niasse 5
Nem sempre com um estilo ortodoxo, entre os postes esteve bem ao parar remates de Taremi, Uribe e Sérgio Oliveira, mas nas saídas podia ter feito mais.
Tiago Almeida 4
Uma noite com muito trabalho e com poucos pontos positivos. No primeiro golo saiu da sua zona e deixou Zaidu sem marcação.
Abdel Mediuob 4
Travar Marega e Taremi revelou-se uma tarefa quase impossível e o central nunca encontrou antídotos.
Yohan Tavares 4
A zona central da defensiva beirã esteve bastante permeável e isso disse muito da ação do central. No terceiro golo, deixou Marega solto para o remate.
Enzo Martínez 4
Alternou muitos cortes com erros, sobretudo nas jogadas dos golos portistas. A atacar deu nas vistas com a assistência para o segundo golo.
Filipe Ferreira 5
Se defensivamente somou erros e não conseguiu dar segurança, a atacar destacou-se com participações nas jogadas do segundo e terceiro golos.
Jaume Grau 5
Ainda foi apanhado na avalancha do adversário, mas conseguiu libertar-se e teve critério no passe.
João Pedro 5
Intenso nas recuperações e dinâmico com a bola nos pés, ainda lançou algumas bolas para a zona ofensiva.
Pedro Augusto 6
Dividido entre as tarefas defensivas e de construção, subiu de rendimento com o desenrolar do jogo e chegou a criar desequilíbrios na defesa portista. Assistiu Mário González no terceiro golo com cruzamento perfeito.
Mário González 8
Mostrou ampla gama de recursos com dois golos diferentes, primeiro a aproveitar a profundidade e depois com um cabeceamento letal. Excelente entendimento com Rafael Barbosa.
Rafael Barbosa 7
Uma assistência e um golo coroaram exibição com pinceladas de classe. Foi o mais criativo da equipa.
Bebeto 5
Deu consistência defensiva.
João Mendes 6
Mal entrou fez um grande passe para Filipe Ferreira no lance do terceiro golo.
Souley 5
Ajudou a criar pressão.
Khacef 6
Derradeira cartada de Pako Ayestarán deixou o Dragão a tremer com um remate violento à barra.