Último desaire portista em terreno alheio foi em Paços de Ferreira. Desde então seguiram-se 11 vitórias e seis empates, dois dos quais já esta época. Benfica é o mais direto perseguidor em Portugal.
Corpo do artigo
Empatar duas vezes e vencer apenas uma das três saídas no campeonato até agora seria, à partida, motivo de preocupação para Sérgio Conceição, mas a perspetiva é capaz de mudar quando se constata que os resultados permitem ao FC Porto manter-se entre a elite europeia quando joga como visitante.
Sexta-feira, quando pisarem o relvado do Cidade de Barcelos, os dragões vão atacar o 18º encontro sem perder na competição, sequência que começou na época passada, nos Açores, com o Santa Clara.
Em Portugal não encontra paralelo. E mesmo entre as cinco principais ligas do Velho Continente é rara.
A última derrota do FC Porto como visitante coincidiu, curiosamente, com a última sofrida pela equipa na Liga Bwin (casa ou fora). Foi em Paços de Ferreira, a 30 de outubro, a que se seguiram 17 jornadas seguidas longe do Dragão a conquistar pontos. Em 11 ocasiões conseguiram a totalidade (três), em seis somente um. As visitas à Luz, ainda em 2020/21, e a Alvalade, já em 2021/22, teoricamente de um nível de exigência superior, encaixam no último caso.
No pódio das melhores sequências da atualidade
Este período de invencibilidade é o mais longo em pouco mais de quatro épocas de Sérgio Conceição no FC Porto. Até aqui, o máximo do treinador de 46 anos tinham sido 14 jornadas, todas na temporada de 2018/19, em que, paradoxalmente, os azuis e brancos viram o título escapar para o Benfica. A equipa encarnada, diga-se, é a que mais se aproxima da marca portista na atualidade, com 12 jogos seguidos sem voltar a casa derrotada. Ainda assim, a sequência só lhe permite fechar o top 5 da elite europeia, isto é, quando comparado com o das equipas que disputam os denominados "Big 5". Os dragões figuram no pódio, apenas com Manchester United e Real Madrid pela frente. A sequência dos ingleses é a mais impressionante: 29 jornadas da Premier League sem perder fora. Para se encontrar a última vez que tal aconteceu, é preciso recuar até à 23.ª ronda da prova em 2019/20 (Liverpool). O Real soma 19 e Nápoles (4º) completa este ranking, 13.
Últimas visitas aos gilistas tiveram finais distintos
Historicamente o FC Porto sai por cima do Gil Vicente nos jogos em Barcelos. Os portistas venceram 12 vezes e perderam cinco. No entanto, as últimas duas visitas para a Liga tiveram finais distintos. Em 2019/20, entraram literalmente a perder no jogo e na prova. Já em 2020/21, golos de Uribe e Sérgio Oliveira valeram-lhe o triunfo.