
Final da Taça dos Campeões de 1986/87. Golo de calcanhar de Madjer
DR
Dragões atingiram os quartos em 2008/09 e em 2014/15
O FC Porto joga esta quarta-feira frente à Roma o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, fase da competição que, nos últimos dez anos, atingiu por duas vezes.
Os dragões chegaram aos quartos pela última vez em 2014/15, acabando eliminados pelo Bayern Munique com um total de 7-4 em golos na eliminatória. Isto depois de terem afastado o Basileia nos oitavos e de terem ultrapassado uma fase de grupos onde também estavam Shakhtar, BATE Borisov e Atlético Bilbau.
Antes dessa presença, o FC Porto também tinha chegado aos quartos-de-final em 2008/09, época em que caiu igualmente nessa ronda aos pés do Manchester United (agregado de 3-2). Nos oitavos tinha eliminado o Atlético Madrid e, na fase de grupos, superado Arsenal, Dínamo Kiev e Fenerbahçe.
A última vez que os azuis e brancos ultrapassaram os quartos-de-final foi em 2003/04, quando, com José Mourinho a treinador, se sagraram vencedores da competição, com uma vitória por 3-0 sobre o Mónaco na final.
Antes disso, tinham ganho a prova máxima de clubes do continente em 1986/87, com uma vitória por 2-1 sobre o Bayern Munique na final.
No total, o clube tem sete vitórias em competições internacionais: para além das duas Ligas dos Campeões, ganhou igualmente duas Taças Intercontinentais, duas Liga Europa/Taça UEFA e uma Supertaça europeia.
Quanto a finais foram 11, perdendo um total de quatro: uma Taça das Taças e três Supertaças europeias.
