FC Porto é o detentor da maior sequência de vitórias consecutivas (16) desta época nas dez principais ligas europeias.
Corpo do artigo
O jogo com o Arouca obrigou o FC Porto a suar para garantir os três pontos, mas os dragões conseguiram alcançar a 16.ª vitória consecutiva na Liga Bwin.
Um registo que igualou o recorde do clube, estabelecido em 2010/11, com André Villas-Boas ao leme, e que vai adquirindo maior relevância em termos continentais cada vez que aumenta. Isto porque, olhando para as dez ligas mais cotadas da Europa, não se encontra maior série de triunfos em 2021/22 do que a dos azuis e brancos.
A mais próxima pertence ao Manchester City e foi obtida entre o início de novembro e o final de janeiro, quando a equipa de Guardiola somou doze vitórias seguidas. Porém, a sequência foi travada pelo Southampton, que, a jogar em casa, impôs um empate (1-1) ao campeão inglês.
Curiosamente, após as séries de FC Porto e City surge a do Sporting [ver quadro], adversário dos dragões na sexta-feira. Até à derrota averbada nos Açores, com o Santa Clara (3-2), os leões iam em onze partidas consecutivas a triunfar para o campeonato. Na tabela seguem-se Shakhtar Donetsk, PSG, Nápoles e Trabzonspor, com séries de oito vitórias, sendo que, destes, apenas o emblema ucraniano mantém a marca de pé, que poderá ser ampliada no final de fevereiro, aquando do reatamento do campeonato, após a paragem de inverno.
Nota, ainda, para outro dado a ter em conta. Às 16 vitórias nas últimas 16 jornadas da Liga, o FC Porto somou outras três numa fase inicial da temporada e ainda dois empates. O somatório resulta em 59 pontos, que deixam a formação orientada por Sérgio Conceição como a segunda mais pontuada no "top-10" de ligas europeias, sendo apenas superada pelo surpreendente líder do campeonato belga, o Union SG (60 pontos). Refira-se, no entanto, que a Jupiler League conta com mais cinco rondas disputadas.
O momento de forma do FC Porto, de resto, vai tendo repercussões em Itália, numa altura em que se aproxima o duplo confronto com a Lázio, na Liga Europa. Em entrevista recente ao jornal "Gazzetta dello Sport", Arrigo Sacchi, histórico treinador transalpino, citou mesmo os dragões como um dos exemplos a seguir pelos colossos Inter e Milan. "Precisam de maior convicção. Veja-se o Liverpool e o Manchester City, assim como o FC Porto, as equipas que exprimem o melhor futebol da Europa", afirmou o emblemático técnico.