Em sete das últimas 18 épocas, os portistas chegaram ao fim sem perder em jogos grandes. E sempre que isso aconteceu foi campeão. Esta época também somou sempre pontos contra os adversários diretos.
Corpo do artigo
"São apenas três pontos", defendem os treinadores apologistas de uma abordagem mais racional do que emocional, mas todos sabem que os clássicos em Portugal - e em qualquer outro lado onde o futebol é paixão - valem muito mais do que isso. Basta perguntar a um adepto do FC Porto, Benfica ou Sporting. Claro que qualquer um deles trocaria um triunfo contra o adversário pelo título de campeão, mas ganhar um desses jogos dá sempre um sabor especial e ajuda muito nas contas finais. Neste século, o FC Porto é, por goleada, o campeão dos clássicos nacionais. O JOGO fez as contas a todos os jogos grandes dos campeonatos desde 2000 e a conclusão é simples: os portistas têm sorrido muito mais vezes do que os benfiquistas ou sportinguistas quando se defrontam entre si. Nem sempre as vitórias nesses jogos têm relação direta com a entrega do título nacional, mas ajuda muito. Aliás, sempre que não perdeu qualquer clássico - como agora - numa época, o FC Porto fez a festa. E são sete esses exemplos. Mais: nos últimos dois títulos, os azuis e brancos tiveram dois empates e duas vitórias nos clássicos, precisamente o que conseguiu esta temporada... Um bom prenúncio, sem dúvida, para as quatro jornadas que faltam para terminar a atual campanha.
Desde 2000/01 que o FC Porto domina, por goleada, os jogos entre os grandes. No domingo chegou aos 125 pontos em 72 jogos contra os rivais de Lisboa
Com a vitória de domingo na Luz, o FC Porto passou a ter, neste século, 47,2 por cento de sucesso nos encontros com os dois rivais de Lisboa. São 34 triunfos, 23 empates e apenas 15 derrotas em clássicos, o que perfaz 125 pontos conquistados diretamente aos adversários com quem, por norma, está a discutir o primeiro lugar do campeonato. Na verdade, não houve uma temporada, desde 2000/01, em que os portistas não tenham ganho pelo menos um clássico e em 2002/03 até conseguiram o pleno [algo que mais ninguém fez], somando 12 pontos nos quatro jogos com os emblemas de Lisboa. Já o Benfica não foi capaz de somar três pontos em jogos grandes por duas vezes (01/02 e 07/08) e o Sporting em três épocas. Tudo somado, os encarnados fizeram 87 pontos nos 71 jogos [falta o dérbi de Lisboa] disputados com os outros grandes e o Sporting conseguiu 78 pontos. Mais: o melhor que as águias conseguiram nas 18 épocas analisadas foi conquistar sete pontos (por três vezes); o Sporting ainda chegou aos nove pontos em 2015/16. Neste período analisado, o FC Porto foi campeão nove vezes, o Benfica seis e o Sporting apenas uma. A outra, logo a abrir o século, foi para o Boavista.