Sérgio pode tornar-se o segundo treinador do FC Porto a somar 44 jogos consecutivos sem perder na Liga. O inglês foi o primeiro e prolongou a invencibilidade... até aos 53
Corpo do artigo
Os 43 jogos que o FC Porto leva sem perder no campeonato colocam Sérgio Conceição ao lado de Vítor Pereira no ranking de séries invictas de treinadores do clube e, esta quinta-feira, na partida em que regressa ao banco após castigo, tem a possibilidade de se tornar apenas o segundo a atingir os 44.
Vitória ou empate ante o Benfica permitiriam ao atual técnico ultrapassar Vítor Pereira no ranking de séries invictas dos dragões. Frente ao rival, Conceição tem sido mais feliz na Luz do que no Dragão
O técnico subiria ao mesmo patamar do falecido Bobby Robson, que logrou semelhante série entre 1994 e 1996. Para isso, os portistas terão de vencer ou empatar frente ao Benfica, um adversário contra o qual, curiosamente, Conceição até somou mais pontos na Luz (sete) do que no Dragão (cinco). Um dado que inspira cautelas, mesmo após o triunfo contundente na Taça de Portugal (3-0). A esse respeito, a última época pode servir de exemplo: menos de um mês depois de bateram as águias na Supertaça (2-0), as equipas dividiram os pontos para a Liga.
Se superar o desafio de hoje, Conceição poderá apontar baterias ao recorde absoluto de invencibilidade de um treinador do FC Porto, fixado em 53 partidas, que ficaria à distância de mais nove rondas. A marca é detida por Robson e poderá originar alguma discussão, uma vez que engloba os nove jogos orientados pelo então adjunto Augusto Inácio - entre agosto e outubro de 1995 -, numa altura em que o britânico se encontrava em Inglaterra, onde foi operado, para tratamento a um melanoma.
Contudo, o facto de Robson se ter mantido oficialmente como treinador principal e de ter seguido os trabalhos ao longe faz com que o registo de 53 encontros sem perder lhe seja atribuído. De resto, o próprio Inácio lembrou-se do inglês logo no arranque da temporada de 1995/96. "Gostaria de dedicar esta vitória ao nosso técnico, o míster Bobby Robson. (...) Apesar de estar doente, tem acompanhado a par e passo toda a carreira da equipa", afirmou o adjunto, após o triunfo de 20 de agosto de 1995, sobre o Sporting, citado pelo JN.
Prolongando esta série, o FC Porto e Sérgio Conceição sabem que o recorde poderá ser igualado na 25.ª jornada, na visita ao Paços de Ferreira. Curiosamente, poderá ser no reduto onde os dragões averbaram a última derrota no campeonato, em outubro de 2020. Pelo meio, surgem Estoril, Belenenses, Famalicão, Marítimo, Arouca, Sporting, Moreirense e Gil Vicente.
Porém, o primeiro obstáculo na caminhada é o Benfica, que, por ironia do destino, foi o adversário responsável pelo ponto final na sequência de Robson, ao impor-se ao FC Porto na Luz (2-1), na ronda 27 da Liga 1995/96. Caso não perca mais logo, Conceição não só continuará na perseguição ao registo invicto de 53 partidas, mas também ao recorde absoluto do futebol português, de John Mortimore, que entre 1976 e 1978 guiou o Benfica a 56 jogos sem perder.