FC Porto seis pontos à frente a 12 rondas do fim: vantagem assim nunca se desfez
FC Porto parte para as últimas 12 rondas seis pontos à frente: ganhou o título sempre que se viu nessa posição.
Corpo do artigo
O FC Porto poderia ter cavado uma diferença de nove pontos para o Sporting, correu o risco de ver a vantagem encurtar para três e saiu do clássico com a mesma distância de seis pontos para os leões.
As contas foram feitas desde que a vitória vale três pontos. Dragões já reverteram uma situação parecida e outra bem desafiante em cima da meta, mas com o confronto direto por jogar.
Para lá da perspetiva do copo meio cheio ou meio vazio, ficam os números e um histórico claro: nunca o FC Porto partiu para as últimas doze jornadas do campeonato com uma diferença igual ou superior sem terminar campeão, desde que o triunfo vale três pontos (1995/96).
Nos últimos anos, houve reviravoltas de relevo na liderança do campeonato, com os dragões a passarem pelos dois lados da história (2019 e 2020) mas nenhuma a esta distância da meta. Neste período de análise, já houve, contudo, ultrapassagens noutros contextos desafiantes e até foi o FC Porto a fazer a festa no fim.
Em 2011/12, arrancou para as derradeiras doze jornadas a cinco pontos do Benfica, quase a mesma distância que o separa agora do Sporting, mas com uma diferença importante: ainda faltava um duelo com os encarnados que veio a revelar-se decisivo, tal como na época seguinte, quando os azuis e brancos entraram para a antepenúltima ronda a quatro pontos e, à boleia do pé esquerdo de Kelvin, cortaram a meta em primeiro.
Outro tópico importante prende-se com o confronto direto. Os empates 1-1 em Alvalade e 2-2 no Dragão garantem vantagem ao Sporting em caso de igualdade pontual, pelo que os portistas caem para o segundo lugar se perderem mais do que cinco pontos para o rival. Também esse cenário é difícil de encontrar nos registos: o último campeonato decidido no confronto direto remonta a 1977/78, com vantagem do FC Porto sobre o Benfica.
Naturalmente, nenhuma equipa se deixa levar por estatística, mas a história deixa evidente a magnitude do desafio levantado ao Sporting. De resto, no que falta jogar para os dragões, como se pode ver no quadro em baixo, estão reservadas visitas a Guimarães e Braga, por exemplo, além da deslocação à Luz, na penúltima ronda.
Para já, na Liga Bwin, segue-se o Moreirense, que a jogar em casa tem levantado vários problemas ao FC Porto: nos últimos quatro anos, os dragões venceram uma vez e empataram três. Aproximam-se as decisões e os pontos prometem ficar cada vez mais valiosos.