Marselha queria o camaronês,Burnley e Brighton estavam interessados no maliano, mas nenhum saiu
Corpo do artigo
Sérgio Conceição vai continuar a contar com Aboubakar e Marega. Apesar do interesse de vários clubes nestes avançados, a SAD portista blindou os dois em nome da estabilidade e do crescimento da equipa, que tão boa conta do recado tem dado neste início de época.
Mesmo sem reforços - o guarda-redes Vaná (ex-Feirense) é a exceção -, Sérgio Conceição pedia apenas que não saísse ninguém importante e a SAD acedeu ao apelo do treinador. O bom momento de Aboubakar e de Marega levou alguns clubes a mostrar interesse no duo de avançados, mas a SAD optou por não mexer no plantel, evitando ter de ir à pressa ao mercado.
O Marselha era o clube mais interessado em Aboubakar, mas o FC Porto não abdicou do avançado. Além disso, se a proposta fosse acima dos 12 milhões de euros, o FC Porto teria de dar conhecimento ao Lorient, detentor de 60 por cento do passe. E se a recusasse, seria obrigado a pagar 60 por cento dessa verba, desembolsando 7,2 milhões de euros. Um negócio pouco vantajoso, tendo em conta o rendimento que o internacional camaronês vem revelando e a importância que tem na equipa.
Acresce outro pormenor importante neste negócio: mesmo que a proposta do Marselha ou de outro clube agradasse ao FC Porto, teria de merecer o acordo de Aboubakar. A verdade é que o avançado camaronês já deu conta internamente de que não está interessado em sair: está feliz no Dragão, gosta de trabalhar com Sérgio Conceição e sente-se grato ao treinador.
O mesmo acontece em relação a Marega, com quem Aboubakar tem formado uma boa dupla no ataque. O internacional maliano recebeu convites do Burnley e do Brighton, mas a SAD do FC Porto não deixou sair um jogador que se tem revelado muito importante. Segundo O JOGO apurou, a proposta do Burnley era de dez milhões de euros e outros dois por objetivos, enquanto o Brighton oferecia 12 milhões de euros. Apesar de permitir um forte encaixe financeiro por um jogador que na época passada até foi emprestado ao V. Guimarães, a situação mudou radicalmente com a chegada de Sérgio Conceição. O avançado aproveitou bem a lesão de Soares e tem sido decisivo. Além disso, deixou bem claro que pode ser muito útil quer como ponta de lança quer nas duas alas.