UM A UM - Análise ao desempenho das equipas do FC Porto e do Santa Clara, que hoje disputaram a sexta jornada da I Liga, em partida que os dragões venceram por 2-0
Corpo do artigo
FC PORTO UM A UM
Marchesín 6
Terminou a primeira parte sem uma única defesa a registar. Mas a mudança de atitude do Santa Clara na segunda parte obrigou-o a estar mais atento, a exemplo do remate traiçoeiro de Patrick (47") ao primeiro poste. Voltou a cumprir sem sobressaltos.
Corona 7
Cobrou o livre que levou César a fazer um autogolo, desviando a bola para a sua baliza. Sempre muito dinâmico pelo corredor direito, ora subindo para cruzar, ora para combinações com Otávio que criaram problemas aos açorianos. Viu amarelo por simulação.
Pepe 6
Sóbrio, atento, bem posicionado, ganhou praticamente todos os lances ao alcance, sempre num estilo agressivo o q.b. para manter a sua zona de jurisdição limpa.
Marcano 6
Uma exibição semelhante à do seu parceiro de setor, sem complicações, a jogar um futebol prático, sem inventar nos cortes.
Manafá 5
Começou com algumas dificuldades perante a pressão do adversário e teve de recorrer à falta duas vezes para evitar males maiores. Mas subiu de rendimento com o tempo, aventurando-se na frente para cruzar com perigo. Melhor a atacar do que a defender, ainda assim.
Danilo 7
Integrou bem o ataque e cruzou (16") com o pé esquerdo para o golo de cabeça de Zé Luís após jogada deliciosa. Ainda não marcou, mas vai surgindo na frente com regularidade. Bem na cobertura, mas nem sempre bem no passe, é fundamental na manobra da equipa.
Uribe 6
Ocupou bem os espaços e apoiou o lado direito da equipa, surgindo tanto na cobertura, como nas saídas para o ataque. Correu quilómetros para controlar os espaços do adversário e recuperar bolas. Mas não se conseguiu evidenciar tanto a jogar para a frente.
Luis Díaz 6
Aproveitou uma brecha na defesa e obrigou Marco Pereira a uma boa defesa (4"). Imprevisível, proporcionou linhas de passe e tabelas no apoio ao ataque. Aproveitou o futebol ao primeiro toque (61") para ganhar espaço e rematar, mas a bola foi desviada para fora.
Marega 6
Com três centrais pela frente não havia muitos espaços, o que o obrigou a baixar no terreno para tentar embalar. Excelente no serviço para Zé Luís (78") desperdiçar o terceiro golo. No final teve uma arrancada ao seu estilo e rematou, mas a bola saiu muito ao lado.
Zé Luís 6
Emendou de cabeça um cruzamento de Danilo (16"), assinando o sexto golo na Liga. Depois (68") ganha a bola e remata, falhando por pouco o terceiro. Logo a seguir volta a alvejar a baliza de cabeça e falha novamente. Em posição frontal (78"), servido por Marega, acertou ao lado, quando estava isolado e podia ter matado o jogo.
Nakajima 6
Ia aproveitando um erro de Marco Pereira (69") para marcar pouco depois de ter entrado. Mostrou outra atitude, esteve mais atento na cobertura, baixando para ajudar a fechar pelo seu corredor e até fez uma falta útil que lhe valeu um amarelo.
Mbemba 5
Entrou para jogar adaptado a lateral-direito e cumpriu.
Soares -
Sem tempo para muito.
A FIGURA
Otávio 7
Otávio promete dar daquelas boas dores de cabeça a Sérgio Conceição se continuar a jogar como ontem. O futebol bem gizado, sem preciosismos, nem adornos, feito de toques de primeira e bolas metidas com perspicácia no timing certo para criar problemas, ilustram aquilo que foi a sua exibição contra o Santa Clara. Esteve nos apoios ofensivos, a criar linhas de passe e num envolvimento perfeito com Tecatito, criando desequilíbrios frequentes nas inúmeras vezes em que tentaram romper pela direita. A isso tentou juntar o golo, mas as duas tentativas à bomba que disparou esbarraram sempre nas costas de um defesa, apesar de a bola sair bem direcionada. É claro que a concorrência está à espreita, mas se mantiver o nível não será fácil. Depois de uma fase em que Sérgio Conceição apostou em Romário Baró, Otávio mostrou que há mais quem esteja em bom nível, sobrando a batata quente para o míster decidir. Para já, ao fim de três jogos seguidos a tempo inteiro, o lugar é dele.
SANTA CLARA UM A UM
Marco 6
Fez boas defesas aos remates de Luis Díaz (4') e de Zé Luís por duas vezes (12' e 68'). Aos 69, ao encaixar o disparo de Nakajima, emendou o erro que cometera na reposição.
Patrick 6
Concentrado a fechar e capaz de sair a jogar, foi o primeiro a dar trabalho a Marchesín, num cruzamento remate (47') traiçoeiro. Já tinha batido um livre direto com perigo, mas foi invalidado.
César 4
A abordagem no 1-0, além de displicente, foi perigosa para Zé Luís. Desviou o 2-0 para a própria baliza e, aos 68', uma perda de bola em zona perigosa quase deu golo.
Fábio Cardoso 5
Sem comprometer, destacou-se por um corte providencial, em mergulho, que impediu Luis Díaz de se isolar (64'). Perto do fim, visou a baliza num remate em jeito, mas saiu por cima.
João Afonso 5
Somou alguns cortes e viu a falta na área sobre Corona ser revertida para simulação, através do VAR.
Zaidu 6
Corona deu-lhe que fazer, mas Zaidu também esteve ativo no ataque. Teve um cruzamento perigoso na primeira parte e um remate forte, aos 86', encaixado por Marchesín.
Zé Manuel 4
Só se viu a defender. Não teve qualquer lance digno de registo e saiu de forma natural.
Francisco Ramos 6
Enérgico no trabalho sem bola e preocupado em levar a equipa para a frente. Cedo começou a ter marcação mais apertada e saiu aos 76'.
Osama Rashid 5
Batido com alguma facilidade por Danilo no 1-0, esteve mais discreto que o habitual.
Carlos Junior 4
Um cartão amarelo visto em cima do intervalo ajudou a que não voltasse para o reatamento. Deu pouco à equipa.
Thiago Santana 6
Entregou-se com tudo à tarefa ingrata de estar isolado. Bem a recuar, segurar e distribuir para permitir à equipa subir. Faltou-se ser servido em condições e fez por merecê-lo.
Schettine 5
Entrou ao intervalo e deu um pouco de vivacidade ao ataque. Bem a servir Zaidu, de cabeça, aos 86'.
Lincoln 5
O médio de 20 anos fez apenas o terceiro encontro da época e deixou alguns indicadores positivos. Não se intimidou e deu-se ao jogo.
Bruno Lamas 4
Começou algo distraído, perdeu uma bola que quase deu golo três minutos depois de ter entrado, aos 79'.