
Equipa do FC Porto festeja
Miguel Pereira
Nenhuma equipa, nas primeiras e segundas divisões, tem um desempenho igual aos portistas. Só o Kalamata, do escalão secundário da Grécia, leva uma série de vitórias igual: 11. A quinta "folha lima" seguida na Liga é também o melhor registo atual. Farioli continua a escrever páginas de história.
Leia também Futuro de Rúben Neves já estará resolvido com contrato de três épocas
O FC Porto chegou a uns impressionantes 18 triunfos nas primeiras 19 jornadas, um registo que o clube nunca tinha alcançado na sua história. A equipa orientada por Francesco Farioli chega a esta fase com 95% de triunfos no campeonato, um rendimento que nenhum clube consegue igualar em toda a Europa. O JOGO analisou os campeonatos da primeira e segunda divisão e quem mais se aproxima é o Kalamata, do escalão secundário grego, com 89% de taxa de sucesso, fruto de 16 vitórias em 18 rondas. Entre os principais escalões, é o PSV Eindhoven quem surge mais perto, com 85 %.
Os 11 triunfos seguidos desde o empate caseiro no clássico com o Benfica colocam, igualmente, os portistas no topo da sequência de vitórias, a par do Kalamata. Neste ranking, refira-se, surge bem posicionado o Rangers, que esta quinta-feira visita o Dragão para a Liga Europa. Os escoceses ganharam os últimos seis jogos do campeonato.
Curiosamente, o FC Porto, que ainda não perdeu, não é a equipa com a maior sequência invicta no respetivo campeonato porque o Milan leva 21 jogos nessa condição, depois de ter perdido na ronda inaugural da Serie A. Refira-se ainda que com o desaire do Bayern Munique no último fim de semana restam cinco equipas sem derrotas em todas as ligas nacionais, duas delas em Portugal: FC Porto e Benfica. As outras são o Fenerbahçe, Slavia Praga e o já referido Kalamata. Quer isto dizer que há apenas dois treinadores invencíveis nas primeiras divisões: Farioli e Jindrich Trpisovsky (Slavia). Isto porque o Fenerbahçe e Benfica não têm o mesmo técnico desde o início da época.
Outro dado ímpar neste FC Porto são as "folhas limpas". Com o Gil Vicente, Diogo Costa voltou a não sofrer golos, sendo já 15 jogos (em 19), cinco dos quais consecutivos, a melhor sequência da época para os portistas. Mas as 15 "clean sheets" são, ainda, de longe, o melhor registo em toda a Europa. O Cherkasy, da Ucrânia, e o Baltika, da Rússia, têm 12.

