Derlei e Alenichev apontaram os golos que deram ao FC Porto e a Portugal a primeira Taça UEFA
Corpo do artigo
Assinalam-se esta terça-feira 21 anos da primeira vez que o FC Porto, pelas mãos do capitão Jorge Costa, ergueu a Taça UEFA, na sequência de uma vitória tão sofrida como memorável contra o Celtic. Num dia quente em Sevilha, os dragões quebraram a resistência dos escoceses no prolongamento, com um golo de Derlei, depois de um empate a dois no tempo regulamentar. Nesse período, os azuis e brancos estiveram em vantagem por duas ocasiões, com remates certeiros do “Ninja” (45’) e de Alenichev (54’), mas o sueco Henrik Larsson conseguiu anulá-las e esticar a decisão para o tempo extra.
“É nossa”, titulava O JOGO no dia seguinte, numa alusão ao facto de nunca uma equipa portuguesa ter conquistado esta competição europeia. “Fizemos história”, dizia, por sua vez, José Mourinho, considerando que o encontro havia sido “dos mais desgastantes da carreira”. “Nos últimos minutos não aguentei e nem sequer os vi”, contou Pinto da Costa, cujas emoções fortes o levaram a abandonar por momentos a tribuna VIP do Olímpico.
O sonho de vencer a Liga dos Campeões começaria aí a ganhar forma e concretizar-se-ia um ano mais tarde, em Gelsenkirchen.
"Sevilha eterna. Parece incrível, mas aquela noite mágica completa hoje 21 anos", reagiu o FC Porto nas redes sociais.